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dc.contributor.advisorCastro, Henrique Carlos de Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorStephanou, Eduarda Sarmentopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-28T04:46:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245634pt_BR
dc.description.abstractO advento da Internet e das redes sociais transformaram as relações humanas e, por consequência, a forma de se fazer política, tendo em vista a multiplicação dos canais e espaços de informação proporcionados pelas mídias digitais. Ao mesmo tempo, observa-se que a ampliação e dinamização do processo de disseminação de informações alcança patamares que beiram a desinformação social, devido a uma série de outros fatores que culminaram na emergência e popularização do fenômeno das fake news nos últimos anos, especialmente com conteúdos de cunho político. Este acontecimento tem demonstrado capacidade de influenciar de maneira significativa a opinião pública e, por isso, torna-se protagonista em estratégias políticas. Assim, tendo em vista estas mudanças, o presente trabalho busca verificar se o uso das redes sociais para o compartilhamento de fake news como ferramenta política é capaz de afetar as relações exteriores de um país, através do convencimento da opinião pública. Para isso, é analisado o cenário político brasileiro no período de 2018 a 2022, com o intuito de evidenciar os possíveis impactos das notícias falsas na formulação de política externa brasileira. Ademais, como objetivos secundários, procura-se compreender também o papel da opinião pública no processo de tomada de decisão política externa e como a evolução das tecnologias da informação tem modificado a sua formação - e, consequentemente, as decisões na esfera política - enfatizando as mudanças causadas pelo fenômeno das fake news neste processo.pt_BR
dc.description.abstractThe advent of the Internet and social networks transformed human relations and, consequently, the way of doing politics, in view of the multiplication of channels and spaces of information provided by digital media. At the same time, it is observed that the expansion and dynamization of the information dissemination process reaches levels that border on social disinformation, due to a series of other factors that culminated in the emergence and popularization of the fake news phenomenon in recent years, especially with political content. This event has demonstrated the ability to significantly influence public opinion and, therefore, becomes a protagonist in political strategies. Thus, in view of these changes, the present essay seeks to verify whether the use of social networks to share fake news as a political tool is capable of affecting a country's foreign relations, through the convincing of public opinion. For this, the Brazilian political scenario in the period from 2018 to 2022 is analyzed, in order to verify the possible impacts of fake news in the formulation of Brazilian foreign policy. Furthermore, as secondary objectives, this research seeks to understand the role of public opinion in the foreign policy decision-making process and how the evolution of information technologies has modified its formation - and, consequently, decisions in the political sphere - emphasizing the changes caused by the phenomenon of fake news in this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectPublic opinionen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFake newsen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectForeign policyen
dc.titleO uso político das redes sociais e seus impactos na política externa : o caso das fake news no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146237pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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