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dc.contributor.advisorMachado, Joao Armando Dessimonpt_BR
dc.contributor.authorZuchetto, Manoela da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T04:55:15Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245353pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais, o papel social das mulheres alterou-se, hoje estão mais inseridas no mercado de trabalho empreendendo cada vez mais no setor do agronegócio, com conceitos pertinentes ao contexto atual, pois estão altamente relacionados com a economia do país e região. Tendo em vista essa temática, o presente estudo tem como objetivo “identificar os fatores que influenciam mulheres estudantes da área de ciências agrárias nas suas intenções de se inserirem no mercado de trabalho do agronegócio”. Para tal, foi realizada uma pesquisa utilizando a Teoria do Comportamento Planejado, que requer uma sequência de duas sub etapas para coleta de dados: uma qualitativa e uma quantitativa. A etapa qualitativa foi realizada com uma amostra de cinco mulheres pertencentes à população a ser estudada e com fácil acesso por parte da pesquisadora. Para a coleta de dados na etapa quantitativa, foi utilizado um questionário online, pelo Google Forms e foi aplicado a estudantes do curso de agrárias de universidades do Rio Grande do Sul. O questionário quantitativo era composto por duas partes: i) Perfil da respondente; e ii) Itens para mensurar intenção, norma subjetiva, controle comportamental percebido e crenças. Como principais resultados, percebe-se que o perfil socioeconômico é composto por mulheres de até 25 anos (72,6%), solteiras (82,3%), de etnia branca (88,5%) e sem filhos (90,3%). Os resultados apontaram que os fatores que influenciam mulheres estudantes das ciências agrárias nas suas intenções de se inserirem no mercado do agronegócio foram a atitude, a norma subjetiva, controle comportamental percebido e suas respectivas crenças. Logo, os três constructos utilizados no estudo contribuíram na intenção das mulheres estudantes das ciências agrárias nas suas intenções de se inserirem no mercado do agronegócio. No que se refere às crenças comportamentais, crenças normativas e crenças de controle, foram observadas as suas influências nos construtos atitude, norma subjetiva e controle comportamental percebido respectivamente. Este estudo poderá contribuir de forma relevante aos futuros estudos em Agronegócios.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, the social role of women has changed, today they are more inserted in the labor market, undertaking more and more in the agribusiness sector, with relevant concepts in the current context, as they are highly related to the economy of the country and region. In view of this theme, this study aims to " to identify the factors that influence women students in the field of agricultural sciences in their intentions to enter the agribusiness labor market." To this end, a survey was carried out using Theory of Planned Behavior, which requires a sequence of two sub-steps for data collection: a qualitative and a quantitative one. The qualitative stage was carried out with a sample of five women belonging to the population to be studied and with easy access by the researcher. For data collection in the quantitative stage, it was done in the form of an online questionnaire, using Google Forms, and it was applied to students from the agrarian course at universities in Rio Grande do Sul. The quantitative questionnaire consisted of two parts: i) Profile of the respondent; and ii) Items to measure intention, subjective norm, perceived behavioral control and beliefs. As main results, it can be seen that the socio-economic profile is composed of women up to 25 years old (72.6%), single (82.3%), of white ethnicity (88.5%) and without children (90, 3%). The results showed that the factors that influence women students of agrarian sciences in their intentions to enter the agribusiness market were attitude, subjective norm, perceived control and behavior and their respective beliefs. Therefore, three constructors used do not study agribusiness companies in women science students and their intentions to enter the business market. Regarding behavioral beliefs, normative beliefs and control beliefs, it was the influence on the subjective attitude and behavioral control constructs. This study may contribute in a relevant way to future studies in Agribusiness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomy behavioralen
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectDecision makingen
dc.subjectEconomia agrícolapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectProfessional insertionen
dc.subjectSociologia ruralpt_BR
dc.subjectMulher ruralpt_BR
dc.titleMulheres, ciências agrárias e mercado do agronegócio no RS : um estudo sobre fatores de inserçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBorges, João Augusto Rossipt_BR
dc.identifier.nrb001143439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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