Design de calçado para os primeiros passos do bebê : configuração para a etapa de aquisição da marcha
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Os calçados infantis são importantes aos estímulos para a locomoção da criança, e isso está diretamente ligado ao desenvolvimento neuropsicomotor. Estudos têm trazido preocupação com a carência de dados científicos sobre o impacto de sapatinhos em crianças na primeiríssima infância, etapa que compreende o início da locomoção e as motivações proporcionadas pela aquisição dos marcos motores. Também é o período de grande atividade cerebral, experimentação, aprendizado e da descoberta como indivídu ...
Os calçados infantis são importantes aos estímulos para a locomoção da criança, e isso está diretamente ligado ao desenvolvimento neuropsicomotor. Estudos têm trazido preocupação com a carência de dados científicos sobre o impacto de sapatinhos em crianças na primeiríssima infância, etapa que compreende o início da locomoção e as motivações proporcionadas pela aquisição dos marcos motores. Também é o período de grande atividade cerebral, experimentação, aprendizado e da descoberta como indivíduo. O design tem muito a contribuir para a saúde dos pés no desenvolvimento de calçados infantis. No Brasil, não há normas claras e informações concisas e substanciais para a produção de calçado para indivíduos de zero a três anos que considerem a saúde dos pés. Aos responsáveis cabe o papel determinante na tomada de decisão de compra do sapatinho, mesmo que exista a insegurança de adquirir um produto que venha a prejudicar o desenvolvimento fisiológico dos pés dos seus filhos com o uso prolongado. O projeto busca elucidar essas questões por meio da pesquisa e da criação de um calçado infantil que proporcione estímulos à locomoção da criança sem prejudicar a saúde de seus pés. A metodologia utilizada é uma adaptação de Vijay Kumar, Baxter, Back e Ogliari para a empresa Concuca Confecções EIRELI. Trabalhos orientados para o interesse do mercado e da indústria promovem a introdução de novas abordagens ao processo de criação e instigam modelos mentais que trazem à tona oportunidades de inovação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
-
TCC Design (388)
Este item está licenciado na Creative Commons License