O que vamos fazer quando parar de chover? : o Motion Graphics como ferramenta de aprendizado multimídia
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O aquecimento global está se intensificando e a comunidade internacional já consegue sentir os efeitos dessas mudanças climáticas. Porém, mesmo sabendo dos riscos e danos ambientais, uma parte da sociedade brasileira continua se posicionando como antagonista da causa climática. Nos últimos anos vem se notando um aumento substancial nos alertas de desmatamento e focos de queimada da flora nativa brasileira, mesmo se tendo o conhecimento da importância dessa vegetação para o controle climático do ...
O aquecimento global está se intensificando e a comunidade internacional já consegue sentir os efeitos dessas mudanças climáticas. Porém, mesmo sabendo dos riscos e danos ambientais, uma parte da sociedade brasileira continua se posicionando como antagonista da causa climática. Nos últimos anos vem se notando um aumento substancial nos alertas de desmatamento e focos de queimada da flora nativa brasileira, mesmo se tendo o conhecimento da importância dessa vegetação para o controle climático do país. Esses aumentos podem ser explicados pela expansão do agronegócio brasileiro, que ao buscar maiores produções e retorno financeiro, acabam causando diversos impactos socioambientais como destruição da flora e fauna, uso extensivo de agrotóxicos, e violência rural. Esse assunto afeta a vida de várias pessoas, porém a sua cobertura é feita quase que em sua totalidade por mídias majoritariamente textuais, como reportagens, artigos e relatórios, que podem ser ineficientes no acesso à informação completa para uma população mais leiga. Desse modo, este trabalho buscou por meio do design instrucional, dos princípios de ensino multimídia e do motion graphics, elaborar um material sobre esses impactos que seja voltado para essa população. O resultado foi um material audiovisual que, através dessas técnicas, apresenta informações sobre os impactos socioambientais por meio de uma narrativa multimídia. Buscando contextualizar todo esse conteúdo de uma maneira mais didática e interconectada. ...
Abstract
Global warming is intensifying and the international community can already feel the effects of climate change. However, even knowing the risks and environmental damage, a part of Brazilian society continues to position itself as antagonistic to the climate cause. In recent years there has been a substantial increase in deforestation alerts and fire outbreaks of native Brazilian flora, despite the knowledge of the importance of this vegetation for climate control in the country. These increases ...
Global warming is intensifying and the international community can already feel the effects of climate change. However, even knowing the risks and environmental damage, a part of Brazilian society continues to position itself as antagonistic to the climate cause. In recent years there has been a substantial increase in deforestation alerts and fire outbreaks of native Brazilian flora, despite the knowledge of the importance of this vegetation for climate control in the country. These increases can be explained by the expansion of Brazilian agribusiness, which, by seeking greater production and financial returns, end up causing several socio-environmental impacts such as destruction of flora and fauna, extensive use of pesticides, and rural violence. This issue affects the lives of many people, but its coverage is almost entirely done by mostly textual media, such as reports, articles and papers, which can be inefficient in accessing complete information for a more lay population. Thus, this work sought through instructional design, multimedia teaching principles and motion graphics, to develop a material on these impacts that is targeted to this population. The result was an audiovisual material that, through these techniques, presents information on socio-environmental impacts through a multimedia narrative. Seeking to contextualize all of this content in a more didactic and interconnected way. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
-
TCC Design (388)
Este item está licenciado na Creative Commons License