Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPastorio, Lia Heberlê de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorNicoletti, Elenize Rangelpt_BR
dc.contributor.authorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:57:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243418pt_BR
dc.description.abstractEste artigo resulta da pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre propostas interdisciplinares para a Educação Infantil (EI) voltadas à promoção da Alfabetização Científica (AC). O objetivo é apresentar o mapeamento de trabalhos produzido sobre os temas, utilizando diferentes descritores e períodos, com consulta ao repositório de trabalhos da Capes, denominado de Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) (2000–2018), aos artigos publicados na revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) e trabalhos em quatro edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) (2011–2017). A pesquisa de abordagem bibliográfica selecionou 23 trabalhos, sendo três na BDTD, um na Revista Ensaio e 19 nos anais do ENPEC, evidenciando que as áreas pesquisadas são incipientes nas bases de dados, mas trazem contribuições significativas para a promoção da AC.pt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of a doctoral research under development on interdisciplinary proposals for Early Childhood Education (ECE) aimed at promoting Scientific Literacy (SL). The objective is to present the mapping of works produced on the themes, using different descriptors and periods, consulting the Capes Directory of Open Access Repositories, called the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) (2000–2018), articles published in the periodical Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (Revista Ensaio) (2015–2019) and presentations in four editions of the National Research Meeting in Education in Sciences (ENPEC) (2011–2017). The research of bibliographic approach selected 23 papers, three of them are from BDTD , one is from Revista Ensaio, and nineteen are from ENPEC studies, showing that the researched areas are incipient in the databases, however they present significant contributions to the promotion of SL.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n.2 (2021), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectState of the arten
dc.titleAlfabetização científica na educação infantil : estado da arte de publicações atuaispt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy in early childhood education : state of the art of current publicationsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145780pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples