Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Es ...
O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de identificar e entender os obstáculos na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a educação básica. A pesquisa é configurada como um estudo de caso e foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas com Grupos Focais utilizando questões sobre determinados temas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo utilizando as categorias temáticas definidas. A partir dos resultados que foram obtidos, acreditamos que será ampliado o conhecimento da comunidade científica sobre as especificidades do ensino de botânica na formação inicial de professores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1304)
Este item está licenciado na Creative Commons License