Mostrar el registro sencillo del ítem
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author | Ferreira, Aline Guterres | pt_BR |
dc.contributor.author | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Bracagioli Neto, Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Wizniewsky, José Geraldo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T04:55:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-2688 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/243375 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Undergraduate courses in Rural Education are the result of the demand of rural social movements. These take place in times and spaces that are different from traditional degrees, which allows greater immersion of graduates in the Schools of the Field. This article aims to analyze the perceptions of students from institutions that are part of the Family Educational Centers for Alternation Training (CEFFA's), about the diversity of food production and the educational system in which they live. For this, a qualitative research approach is adopted, participant observation and the use of a questionnaire with open and discursive questions for data collection. The results demonstrate the need for innovative educational methodologies that promote greater integration between the Schools of the Field and the communities where they operate. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Kiri-kerê: pesquisa em ensino. São Mateus, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES), 2020. Vol. 3, n. 4 (dez. 2020), p. 35-59 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Learning, Alternation pedagogy | en |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.subject | Alternation pedagogy | en |
dc.subject | Rural development | en |
dc.title | A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001145845 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)