Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFerreira, Aline Guterrespt_BR
dc.contributor.authorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorBracagioli Neto, Albertopt_BR
dc.contributor.authorWizniewsky, José Geraldopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:55:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2526-2688pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243375pt_BR
dc.description.abstractOs cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas.pt_BR
dc.description.abstractUndergraduate courses in Rural Education are the result of the demand of rural social movements. These take place in times and spaces that are different from traditional degrees, which allows greater immersion of graduates in the Schools of the Field. This article aims to analyze the perceptions of students from institutions that are part of the Family Educational Centers for Alternation Training (CEFFA's), about the diversity of food production and the educational system in which they live. For this, a qualitative research approach is adopted, participant observation and the use of a questionnaire with open and discursive questions for data collection. The results demonstrate the need for innovative educational methodologies that promote greater integration between the Schools of the Field and the communities where they operate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofKiri-kerê: pesquisa em ensino. São Mateus, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES), 2020. Vol. 3, n. 4 (dez. 2020), p. 35-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectLearning, Alternation pedagogyen
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectAlternation pedagogyen
dc.subjectRural developmenten
dc.titleA construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145845pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem