Experiências e reflexões sobre intervenções baseadas em aprendizagem socioemocional e atenção plena no Brasil
dc.contributor.author | Marin, Angela Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Breno Irigoyen de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T04:55:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/243337 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este capítulo apresenta duas experiências de integração da aprendizagem socioemocional e atenção plena em escolas brasileiras. O Programa SENTE apoia-se na filosofia da ONG internacional Zenpeacemakers, cuja missão é dar apoio às populações em vulnerabilidade e, também, na experiência do INFAPA, instituto com projetos sociais de apoio à comunidade. Seus principais objetivos são levar às escolas públicas os conhecimentos da aprendizagem socioemocional e da atenção plena por meio de aulas vivenciais conduzidas por um grupo de profissionais voluntários. O programa teve suas primeiras intervenções no ano de 2007, desenvolvendo seu trabalho junto a um projeto maior chamado “Viver melhor na escola”. O “SEJA Socioemocional para uma Juventude Atenta” se encontra dentre as estratégias de prevenção primária da violência com vistas a criar políticas públicas sensíveis às necessidades das cidades nas quais está presente. O programa objetiva a promoção da saúde no contexto escolar, utilizando uma abordagem integrativa de aprendizagem socioemocional e atenção plena. A aplicação do programa conta com recursos como: manuais para os professores, cadernos dos alunos, apoio por meio de supervisões, capacitações e plataformas on-line. A partir das experiências relatadas e de recomendações internacionais sobre implementações de programas dessa natureza, são discutidos os desafios e as possibilidades presentes na implementação destas abordagens no contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | FREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena (Org.). Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 210-241 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atenção plena | pt_BR |
dc.subject | Intervenção psicológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Experiências e reflexões sobre intervenções baseadas em aprendizagem socioemocional e atenção plena no Brasil | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001146045 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5535)Ciências Humanas (1745)