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dc.contributor.advisorBrönstrup, Camila Bauerpt_BR
dc.contributor.authorGick, Francisco dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T04:50:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243262pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem lugar no cruzamento entre dramaturgia e tecnologia, investigando novas grafias dramatúrgicas que emergem da apropriação dos contextos e possibilidades do meio digital. A pesquisa é desenvolvida a partir de minha perspectiva como dramaturgo, como uma busca de possibilidades de deslocamento em meu percurso artístico. Parto da percepção de como as relações de escrita e leitura se transformam em nossas interações com as tecnologias digitais, dando espaço a uma diversidade criações de literatura digital que se distanciam dos formatos próprios de meios tradicionais como o livro impresso, produzindo um amplo espectro de novas textualidades criadas em computador para serem lidas em computador. Em busca de compreender como esse novo contexto digital contribui para as transformações no texto teatral, analiso 4 obras dramatúrgicas digitais, Last song of Violeta Parra, TRANS. MISSION [A.DIALOGUE], AI: when a robot writes a play e AI, que utlizam diferentes tecnologias e exploram diferentes estratégias estéticas na composição dramatúrgica. Por fim, traço uma mapa provisório de características encontradas nos textos analisados que se mostram produtivas para a pesquisa e criação de novas dramaturgias digitais — transformatividade, modularidade, multisequencialidade, conectividade, interatividade, multimidialidade e desdramatização.pt_BR
dc.description.abstractThe present study takes place at the intersection of dramaturgy and technology, investigating new forms of dramaturgical writing that emerge with the appropriation of the contexts and possibilities of the digital medium. The research is developed from my perspective as a playwright, as a search for possibilities of displacement in my artistic path. I start from considering how reading and writing relations are transformed in our interactions with digital technologies, giving space to a diversity of creations of digital literature that distance themselves from the formats typical of traditional media such as the printed book, producing a wide spectrum of new textualities created on a computer to be read on a computer. In order to understand how this new digital context contributes to transformations in the theatrical text, I analyze 4 digital dramaturgical works, Last song of Violeta Parra, TRANS.MISSION [A.DIALOGUE], AI: when a robot writes a play and AI, which use different technologies and explore different aesthetic strategies in dramaturgical composition. Finally, I draw a provisional map of characteristics found in the analyzed texts that can be productive for the research and creation of new digital dramaturgies — transformivity, modularity, multisequentiality, connectivity, interactivity, multimediality and dedramatization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDigital literatureen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital dramaturgyen
dc.subjectTechnologyen
dc.titleDramaturgias digitais : uma investigação sobre a escrita dramatúrgica imersa em tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145621pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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