Uma ferramenta de mineração de dados educacionais para o Moodle
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Title alternative
A Moodle tool for mining educational data
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O ensino a distância vem se tornando cada vez mais uma realidade. Com a sua chegada, surgem novos desafios, mas surgem também, muitas oportunidades através de ferramen tas, antes não disponíveis, que podem ser úteis ao professor. Esta modalidade de ensino é realizada através de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Neste am biente, cada ação do aluno/professor gera um log, uma informação. Estes logs podem ser analisados através de Mineração de Dados (MD) e novas informações, ante ...
O ensino a distância vem se tornando cada vez mais uma realidade. Com a sua chegada, surgem novos desafios, mas surgem também, muitas oportunidades através de ferramen tas, antes não disponíveis, que podem ser úteis ao professor. Esta modalidade de ensino é realizada através de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Neste am biente, cada ação do aluno/professor gera um log, uma informação. Estes logs podem ser analisados através de Mineração de Dados (MD) e novas informações, antes desconheci das, podem surgir. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o intuito de criar uma ferramenta que auxilie o professor a obter informações a respeito dos seus alu nos e seus ânimos em disciplinas ministradas via AVEA Moodle. Para isso, a ferramenta aqui proposta faz uso de ferramentas de MD como análises de correlação e de Machine Learning (aprendizado de máquina) para agrupamento e classificação de dados e dispo nibiliza as informações geradas através de visões intuitivas e de fácil entendimento para uso do professor. ...
Abstract
Distance learning is increasingly becoming a reality. Thus, new challenges arrive to this teaching context, but also many opportunities through new tools that were previously unavailable to the teacher. This teaching modality is accomplished through virtual teach ing and learning environment (VTLE). In this environment, every action of the studen t/teacher generates a log, a piece of information. These logs can be analyzed through Data Mining (DM) and new information, previously unknown, may em ...
Distance learning is increasingly becoming a reality. Thus, new challenges arrive to this teaching context, but also many opportunities through new tools that were previously unavailable to the teacher. This teaching modality is accomplished through virtual teach ing and learning environment (VTLE). In this environment, every action of the studen t/teacher generates a log, a piece of information. These logs can be analyzed through Data Mining (DM) and new information, previously unknown, may emerge. This course com pletion work was developed with the intention of creating a tool that helps the teacher to obtain information about his students and their moods in Moodle courses. To accomplish this, the tool proposed here makes use of DM tools such as correlation analysis and Ma chine Learning for clustering and classifying data, and provides the generated information through intuitive and easy to understand views for the teacher’s use. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License