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dc.contributor.advisorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorWagner, Ramonpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:49:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242603pt_BR
dc.description.abstractNa presente dissertação, desenvolvemos uma investigação cujo objetivo geral é analisar o papel da Epistemological Letters, um veículo extra-oficial, no desenvolvimento da Teoria Quântica e, mais especificamente, como se deu a estabilização do Teorema de Bell nesse periódico. Além disso, verificamos quais foram os elementos traduzidos quando os debates relacionados ao autor, na Epistemological Letters, foram apresentados em periódicos oficiais. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o referencial da Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour, em diálogo com a História Cultural. Partindo da análise das trinta e seis edições da Epistemological Letters, buscamos, inicialmente, compreender quais as discussões ocorridas no periódico, quais os autores envolvidos e a quais instituições esses autores pertenciam. Percebemos com isso, dentre outros aspectos importantes, o destaque dado às discussões em torno do Teorema de Bell e a relação com a controvérsia que estava presente na época de publicação do periódico, envolvendo os fundamentos da Teoria Quântica. Com isso, prosseguimos a pesquisa com a análise de como o Teorema de Bell se estabilizou, através do referencial da TAR e qual o contexto histórico que ocasionou ou permitiu tal fenômeno. Por fim, examinamos quatro trabalhos de Bell publicados em periódicos oficiais, que tratavam dos mesmos temas discutidos na Epistemological Letters, ou seja, localidade na mecânica quântica (teoria dos Beables locais), Teorema de Bell e o problema da Teoria Quântica em explicar o que é observador e o que é observável (separar o clássico do quântico). Isso oportunizou uma investigação a respeito dos possíveis elementos que foram traduzidos ou se estabilizaram, nas publicações posteriores em periódicos oficiais quando comparados aos artigos publicados no meio extra-oficial em questão. Nossas conclusões sobre a estabilização do Teorema de Bell na Epistemological Letters foram que conforme a discussão ganhou espaço e foi adaptada para testes experimentais, as menções ao Teorema de Bell foram mantidas iguais ou aumentavam e, em contraponto, as referências ao trabalho original do autor foram diminuindo. Essa relação de diminuição de referências ao trabalho original do autor caracteriza a estabilização do actante, tornando o conceito (desigualdade de Bell) uma caixa-preta. Em relação às traduções, quando consideradas as publicações em periódicos oficiais, constatamos que Bell, de forma geral, adicionava elementos aos seus argumentos buscando fortalecê-los em relação à forma como apareciam na Epistemological Letters, por vezes, também, modificando-os para adaptá-los ao público-alvo.pt_BR
dc.description.abstractIn the present dissertation, we develop an investigation whose general objective is to analyze the role of Epistemological Letters, an unofficial vehicle, in the development of Quantum Theory and, more specifically, how the stabilization of Bell's Theorem took place in this journal. In addition, we verified which elements were translated when the debates related to the author, in Epistemological Letters, were presented in official journals. For the development of the research, Bruno Latour's Actor-Network Theory (ANT) framework was used, in dialogue with Cultural History. Starting from the analysis of the thirty-six editions of Epistemological Letters, we initially sought to understand the discussions that took place in the journal, which authors were involved and to which institutions these authors belonged. With this, we perceive, among other important aspects, the emphasis given to the discussions around Bell's Theorem and the relationship with the controversy that was present at the time of publication of the journal, involving the foundations of Quantum Theory. With that, we continued the research with the analysis of how Bell's Theorem was stabilized, through the ANT framework and what was the historical context that caused or allowed such phenomenon. Finally, we examine four works by Bell published in official journals, which dealt with the same topics discussed in Epistemological Letters, namely, locality in quantum mechanics (local Beables theory), Bell's Theorem and the problem of Quantum Theory in explaining what is observer and what is observable (separating the classical from the quantum). This provided an opportunity to investigate the possible elements that were translated or stabilized in later publications in official journals when compared to articles published in the unofficial medium in question. Our conclusions regarding the stabilization of Bell's Theorem in Epistemological Letters were that as the discussion gained space and was adapted for experimental testing, mentions of Bell's Theorem were kept equal or increased and, in contrast, references to the author's original work were decreasing. This relationship of decreasing references to the author's original work characterizes the stabilization of the actant, making the concept (Bell's inequality) a black box. Regarding the translations, when considering publications in official journals, we found that Bell, in general, added elements to his arguments seeking to strengthen them in relation to the way they appeared in Epistemological Letters, sometimes also modifying them to adapt them to the target audience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeorema de Bellpt_BR
dc.subjectEpistemological Lettersen
dc.subjectActor-Network Theoryen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTeoria quânticapt_BR
dc.subjectQuantum theoryen
dc.subjectPeriódicos científicospt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.titleNo underground da teoria quântica : a estabilização do Teorema de Bell na Epistemological Letterspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.identifier.nrb001144933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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