Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Kétia Kellen Araújo dapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:48:50Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242592pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo identificar parâmetros que auxiliem os docentes da Educação a Distância (EaD) na definição de seus Modelos Pedagógicos(MP) com base na construção de competências digitais (CD) vinculadas as suas disciplinas de forma transversal. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em três etapas: 1. Levantamento teórico; 2. Estudo de caso a partir de um curso com docentes da EaD e 3. Definição dos parâmetros com base no cruzamento e análise dos dados.No levantamento bibliográfico, estabeleceu-se uma relação entre os conceitos de Modelos Pedagógicos, Competências Digitais e EaD. A coleta de dados, ocorreu através dosquestionários, interações e atividades realizados no curso, que possibilitaram a identificação do perfil dos docentes e a definição dos parâmetros para a MP com base em Competências Digitais. Como resultado, foram definidos parâmetros para auxiliar na construção de MP baseado em competências digitais de forma gradual, integrada e transversal em qualquer área, cursos e disciplinas em EaD.pt_BR
dc.description.abstractThis article aimed to identify parameters that help teachers of Distance Education (DE) in the definition of their Pedagogical Models (PM) based on the construction of digital competences (DC) linked to their disciplines in a transversal way. The qualitative approach research was carried out in three stages: 1. Theoretical survey; 2. A case study based on a course with DE teachers and 3. Definition of parameters based on data crossing and analysis. In the bibliographic survey, a relationship was established between the concepts of Pedagogical Models, Digital Competencies and Distance Learning. Data collection took place through questionnaires, interactions and activities carried out in the course, which made it possible to identify the profile of professors and define parameters for PMbased on Digital Competences. As a result, parameters were defined to assist in the construction of MP based on digital competences in a gradual, integrated and transversal way in any area, courses and disciplines in distance education.en
dc.description.abstractEste artículo tuvo como objetivo identificar parámetros que ayuden a los docentes de Educación a Distancia (ED) en la definición de sus Modelos Pedagógicos (PM) a partir dela construcción de competencias digitales (DC) vinculadas a sus disciplinas de manera transversal. La investigación de enfoque cualitativo se llevó a cabo en tres etapas: 1. Levantamiento teórico; 2. Estudio de caso a partir de un curso con docentes de EDy 3. Definición de parámetros a partir del cruce y análisis de datos. En el levantamiento bibliográfico se estableció una relación entre los conceptos de Modelos Pedagógicos, Competencias Digitales y Educación a Distancia. La recolección de datos se realizó a travésde cuestionarios, interacciones y actividades realizadas en el curso, lo que permitió identificar el perfil de los docentes y definir parámetros para PM basados en Competencias Digitales. Como resultado, se definieron parámetros para auxiliaren la construcción de MP basados en competencias digitales de forma gradual, integrada y transversal en cualquier área, cursos y disciplinas de la educación a distancia.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 8 (2022), e12411830287, 26 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical modelsen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDigital competencesen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectModelos pedagógicoses
dc.subjectCompetencias digitaleses
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.titleParâmetros para construção de modelos pedagógicos baseado em competências digitais transversais na educação a distânciapt_BR
dc.title.alternativeParameters for the construction of pedagogical models based on transversal digital competencies in distance learning en
dc.title.alternativeParámetros para la construcción de modelos pedagógicos basados en competencias digitales transversales en educación a distancia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001144805pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record