Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.contributor.authorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:48:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-7043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242538pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como finalidade suscitar reflexões sobre Direitos Humanos numa perspectiva intercultural relacionada aos aspectos políticos e filosóficos no âmbito educacional. Compreende-se a necessidade de um fortalecimento da temática dos Direitos Humanos na educação, tendo em vista o contexto social de atuação de cada docente em sua prática educativa e sua reflexão pautada em perspectivas sociais, políticas e filosóficas. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de análise teórica, contendo elementos históricos e conceitos teórico-filosóficos. Considera-se que todo individuo é um sujeito com direito à dignidade humana e que os Direitos Humanos precisam ser compreendidos numa perspectiva intercultural, superando a visão eurocêntrica predominante ainda hoje. Concebe-se que a formação da cidadania acontece através da vida social, política e cultural. Por isso, destaca-se a urgência de ressignificar a concepção de Direitos Humanos, a partir da perspectiva intercultural e emancipatória da realidade educacional. Por meio de uma educação envolvida com o aprimoramento da cidadania e da emancipação humana e social é possível oportunizar o direito à aprendizagem como constituinte dos Direitos Humanos na agenda das práticas sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to stimulate reflections on Human Rights from an intercultural perspective related to political and philosophical aspects in the educational field. We understand the need for strengthening Human Rights issues in education, taking into consideration each teacher’s social context of action in his/her educational practice and reflection based on social, political and philosophical perspectives. In terms of methodology, this study comprises theoretical analysis with historical elements and theoretical-philosophical concepts. We consider that every individual is a subject with the right to human dignity and that Human Rights must be understood from an intercultural perspective, overcoming the Eurocentric view which still prevails today. We see the constitution of citizenship as a process that takes place through social, political and cultural life. Therefore, we stress the need of redefinition of Human Rights concepts, from an intercultural and emancipatory perspective of the educational reality. Through an education engaged in the enhancement of citizenship and human and social emancipation, it is possible to give opportunity to the right to learn as an essential element of Human Rights on the social agenda.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da FAEEBA. Salvador, BA. Vol. 23, n. 41 (jan./jun. 2014), p. 237-245pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectInterculturalismopt_BR
dc.subjectInterculturalismen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCitizenshipen
dc.titleEducação e direitos humanos numa perspectiva interculturalpt_BR
dc.title.alternativeHuman rights education from an intercultural perspective en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000977441pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem