Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos mus ...
Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos musicais, até chegar à proposta deste trabalho. Dediquei o segundo capítulo apenas para traçar interseções entre o meu material musical autoral e parte dos materiais musicais e literários das referências artísticas mais fundamentais no meu processo de criação até o momento presente, no ano de 2022, contemplando musicistas como Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar e Esperanza Spalding e, também, a poeta Marília Kosby. O terceiro capítulo deste memorial objetiva explicar e analisar os processos de composição das quatro canções apresentadas neste trabalho. Nesse sentido, o capítulo, mais especificamente, aborda os referenciais literários, as letras, as melodias, as harmonias, os timbres e outras similaridades com a obra dos seis artistas elencados; como também as confluências do EP com alguns gêneros musicais – como o tango e a chacarera –, e, sobretudo, o processo de transposição do poema à canção que dele é presente. O recorte comparativo entre essas produções que me inspiram e a minha própria produção se deu por meio do próprio processo composicional desse EP e das reflexões sobre ele. ...
Abstract
In this undergraduate thesis in Popular Music, I developed an investigation on my musical composition process, analyzing it through the recording of an EP (Extended Play) called miralejos, containing the four original songs that guided the investigation of all musical and extramusical parameters herein approached. In the introductory chapter, which is autobiographical, I wrote about my trajectory in music, making an overview of my first contacts with music classes and learning musical instrumen ...
In this undergraduate thesis in Popular Music, I developed an investigation on my musical composition process, analyzing it through the recording of an EP (Extended Play) called miralejos, containing the four original songs that guided the investigation of all musical and extramusical parameters herein approached. In the introductory chapter, which is autobiographical, I wrote about my trajectory in music, making an overview of my first contacts with music classes and learning musical instruments, until arriving at the proposal of the thesis. The second chapter is dedicated to tracing intersections between my original musical material and part of the musical and literary materials of the most fundamental artistic references to my creation process until the present moment, in the year 2022. It includes musicians such as Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar and Esperanza Spalding and also the poet Marília Kosby. The third chapter of this memorial aims to explain and analyze the composition processes of the four songs presented in the work. In this sense, the chapter, more specifically, addresses literary references, lyrics, melodies, harmonies, timbres and other similarities shared with the work of the six artists listed above; as well as the confluences of the EP with some musical genres – such as tango and chacarera – and, above all, the process of transposing poem to song that is present in it. The comparative cutout between these productions that inspire me and my own production took place through the compositional process of this EP and the reflections on it. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Música (193)
Este item está licenciado na Creative Commons License