Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorDutra, Rafael Leotept_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T04:50:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242275pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investigou a relação entre qualidade de sono, variáveis internas do aprendiz (idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência em comparação aos colegas) e Foreign Language Enjoyment (FLE), de 122 alunos, pré-adolescentes e adolescentes, que estudam Inglês como língua adicional em uma escola privada no sul do Brasil. Os participantes responderam um formulário online contendo a Adolescent Sleep-Wake Scale (LEBOURGEOIS et al., 2005), um questionário de contexto de linguagem, e a Foreign Language Enjoyment Scale (DEWAELE; MACINTYRE, 2014). A análise de dados não revelou associação entre qualidade de sono e FLE, mas mostrou que pré-adolescentes e adolescentes demonstraram níveis similares de qualidade de sono. Participantes pré-adolescentes do sexo feminino pontuaram mais na escala FLE, resultado similar a estudos anteriores (DEWAELE; MACINTYRE, 2014; DEWAELE et al., 2016), no entanto, a diferença diminuiu quando se analisou o grupo de adolescentes. Proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção em comparação aos colegas também foram associadas a níveis mais altos de FLE. O presente estudo é uma tentativa de enfatizar a importância de investigar como outras variáveis, como qualidade de sono, idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência interagem com FLE.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated the relationship between sleep quality, learner-internal variables (age, sex, proficiency, frequency of English use, and relative standing), and Foreign Language Enjoyment (FLE) in 122 students, preadolescents and adolescents, who study English as an Additional Language (EAL) at a private school in the south of Brazil. Participants answered an online form containing the Adolescent Sleep-Wake Scale (LEBOURGEOIS et al., 2005), a language background questionnaire, and the Foreign Language Enjoyment Scale (DEWAELE; MACINTYRE, 2014). The analysis did not reveal an association between sleep quality and FLE, but it showed that preadolescents and adolescents scored similar levels of Sleep Quality. In addition, female pre-adolescent participants scored higher on FLE, similarly to previous studies (DEWAELE; MACINTYRE, 2014; DEWAELE et al., 2016). However, the difference decreases when the analysis focused on adolescents. Proficiency, frequency of English use and relative standing among peers were also associated with FLE scores. The present research is an attempt to highlight the importance of investigating how other variables, such as sleep quality, age, sex, proficiency, frequency of English use and relative standing interact with FLE.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSleep Qualityen
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.subjectLearner-Internal Variablesen
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectForeign Language Enjoymenten
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.titleSleep quality, learner-internal variables and foreign language enjoyment in brazilian preadolescents and adolescentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144500pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples