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Sexualidade na escola pública : limites e possibilidades da educação de professores
dc.contributor.advisor | Feldens, Maria das Graças Furtado | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T04:51:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1994 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242131 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como temática central a questão da formação de professores para a atuação na área da orientação sexual de estudantes adolescentes. A análise desta problemática está circunscrita à prática pedagógica desenvolvida pelo Curso de Formação de Orientadores Sexuais do "Projeto: Orientação Sexual a Alunos Adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre". As informações pertinentes à investigação são buscadas, principalmente, através da "observação participante" , estratégia de pesquisa que é direcionada para a compreensão da organização curricular do curso de capacitação, nas suas dimensões de "conteúdos de ensino" e "modos de ensinar". Os resultados do estudo mostram que o curso de formação investigado revela-se como uma proposta inovadora no âmbito da educação de professores, caracterizada por, dentre outros, estes aspectos: a definição da sua organização curricular envolve todos os sujeitos da ação educativa; a capacitação docente é compreendida como um processo de formação global da pessoa; o curso investe na formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos; a ação educativa destaca o processo de "ação-reflexão-ação" como preparação do educador para a realidade da prática pedagógica; o curso opta por uma formação "em situação"; no contexto da capacitação são estabelecidos espaços de formação mútua através da troca de experiências vividas na prática. O estudo demonstra, ainda, que o projeto investigado apresenta implicações no estabelecimento de um novo modelo de formação de educadores e de um novo perfil de educador. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | Sexualidade na escola pública : limites e possibilidades da educação de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000093967 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1994 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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