Sexualidade na escola pública : limites e possibilidades da educação de professores
View/ Open
Date
1994Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo tem como temática central a questão da formação de professores para a atuação na área da orientação sexual de estudantes adolescentes. A análise desta problemática está circunscrita à prática pedagógica desenvolvida pelo Curso de Formação de Orientadores Sexuais do "Projeto: Orientação Sexual a Alunos Adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre". As informações pertinentes à investigação são buscadas, principalmente, através da "observação participante" , estratégia de ...
Este estudo tem como temática central a questão da formação de professores para a atuação na área da orientação sexual de estudantes adolescentes. A análise desta problemática está circunscrita à prática pedagógica desenvolvida pelo Curso de Formação de Orientadores Sexuais do "Projeto: Orientação Sexual a Alunos Adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre". As informações pertinentes à investigação são buscadas, principalmente, através da "observação participante" , estratégia de pesquisa que é direcionada para a compreensão da organização curricular do curso de capacitação, nas suas dimensões de "conteúdos de ensino" e "modos de ensinar". Os resultados do estudo mostram que o curso de formação investigado revela-se como uma proposta inovadora no âmbito da educação de professores, caracterizada por, dentre outros, estes aspectos: a definição da sua organização curricular envolve todos os sujeitos da ação educativa; a capacitação docente é compreendida como um processo de formação global da pessoa; o curso investe na formação de profissionais críticos, reflexivos e autônomos; a ação educativa destaca o processo de "ação-reflexão-ação" como preparação do educador para a realidade da prática pedagógica; o curso opta por uma formação "em situação"; no contexto da capacitação são estabelecidos espaços de formação mútua através da troca de experiências vividas na prática. O estudo demonstra, ainda, que o projeto investigado apresenta implicações no estabelecimento de um novo modelo de formação de educadores e de um novo perfil de educador. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7479)Education (2504)
This item is licensed under a Creative Commons License