Percepções docentes sobre a aula-passeio na prática pedagógica
dc.contributor.advisor | Lopes, Luciane Bresciani | pt_BR |
dc.contributor.author | Maciel, Marciliane da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T04:50:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242079 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer e analisar as percepções docentes sobre a aula-passeio na sua prática pedagógica. Como estratégia metodológica para a produção dos dados da pesquisa, foi elaborado um questionário virtual para que os professores e professoras, de diferentes redes e níveis de ensino, pudessem narrar suas percepções sobre a aula-passeio e a relação com a sua prática pedagógica. Como referencial teórico, utilizou-se as produções de Freinet e Freire, em razão da dedicação ao tema e da defesa de uma prática pedagógica democrática e emancipadora. A partir das análises das respostas dos professores, destacam-se: 1) que os significados/sentidos atribuídos ao termo “aula-passeio”, pelos docentes, trataram de demarcar o espaço externo à escola e como uma prática pode colaborar para a construção da autonomia dos alunos; 2) que a aula-passeio, da forma como é produzida nas escolas, se articula com os conteúdos desenvolvidos na sala como uma forma de vivência de algo novo que oportuniza uma relação com o mundo; e 3) a aula-passeio é, também, espaço de produção de memórias afetivas, de oportunidade de aprendizado, socialização e presença na sociedade. Neste sentido, promover a aula-passeio, a partir das discussões realizadas, se constitui como uma possibilidade de promoção do aprendizado significativo, na construção da emancipação cidadã e que requer investimentos políticos, culturais, na articulação com a prática docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Percepções docentes sobre a aula-passeio na prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001144517 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1370)