Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Luciane Brescianipt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Marciliane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:50:09Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242079pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral conhecer e analisar as percepções docentes sobre a aula-passeio na sua prática pedagógica. Como estratégia metodológica para a produção dos dados da pesquisa, foi elaborado um questionário virtual para que os professores e professoras, de diferentes redes e níveis de ensino, pudessem narrar suas percepções sobre a aula-passeio e a relação com a sua prática pedagógica. Como referencial teórico, utilizou-se as produções de Freinet e Freire, em razão da dedicação ao tema e da defesa de uma prática pedagógica democrática e emancipadora. A partir das análises das respostas dos professores, destacam-se: 1) que os significados/sentidos atribuídos ao termo “aula-passeio”, pelos docentes, trataram de demarcar o espaço externo à escola e como uma prática pode colaborar para a construção da autonomia dos alunos; 2) que a aula-passeio, da forma como é produzida nas escolas, se articula com os conteúdos desenvolvidos na sala como uma forma de vivência de algo novo que oportuniza uma relação com o mundo; e 3) a aula-passeio é, também, espaço de produção de memórias afetivas, de oportunidade de aprendizado, socialização e presença na sociedade. Neste sentido, promover a aula-passeio, a partir das discussões realizadas, se constitui como uma possibilidade de promoção do aprendizado significativo, na construção da emancipação cidadã e que requer investimentos políticos, culturais, na articulação com a prática docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePercepções docentes sobre a aula-passeio na prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144517pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples