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dc.contributor.authorScholl, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.authorBillig, Johanna Dagortpt_BR
dc.contributor.authorFinger, Ingridpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:50:06Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1983-9979pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242077pt_BR
dc.description.abstractEstudos que investigam a influência de uma experiência bilíngue nas funções executivas têm encontrado resultados contrastantes. Mais especificamente, pesquisadores estão longe de chegar a um consenso sobre a relação entre bilinguismo e memória de trabalho em crianças. Através desta revisão, tivemos como objetivo investigar o impacto de uma experiência bilíngue na memória de trabalho de crianças bilíngues em idade escolar. Para isso, buscamos artigos nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, BVS -LILACS e SCIELO publicados entre 2009 e 2019. Um total de 21 artigos foram selecionados segundo os critérios de inclusão. De acordo com a análise realizada, confirmou-se a inconsistência dos resultados: 13 estudos revelaram evidências de algum tipo de vantagem das crianças bilíngues em relação às crianças monolíngues, 6 não encontraram um impacto significativo de uma experiência bilíngue no desempenho das crianças em tarefas de memória de trabalho e apenas 2 encontraram algum tipo de evidência de vantagem das crianças monolíngues em relação às bilíngues. Para fazermos sentido desses resultados, foi feita uma discussão sobre fatores que são de fundamental importância na pesquisa sobre bilinguismo, por estarem diretamente ligados à experiência bilíngue e interagirem com ela: o tempo e intensidade da exposição às línguas, a idade e a proficiência das crianças. Diferenças em relação a esses aspectos podem justificar algumas das inconsistências encontradas. Para que se possa ter um melhor entendimento sobre a influência dobilinguismo nas funções executivas, sugere-se que pesquisas de caráter longitudinal sejam realizadas, bem como se avalie o papel de diferentes contextos de educação bilíngue.pt_BR
dc.description.abstractStudies that investigate the influence of a bilingual experience on executive functions have found contrasting results. More specifically, researchers are far from reaching a consensus on the relationship between bilingualism and working memory in children. With this review, we aimed to investigate the impact of a bilingual experience on working memory in bilingual school aged children. For this purpose, we searched for articles in the PUBMED / MEDLINE, BVS -LILACS and SCIELO databases, published between2009 and 2019. A total of 21 articles were selected according to the inclusion criteria. According to the analysis carried out, the inconsistency of the results was confirmed: 13 studies revealed evidence of some kind of advantage of bilingual children compared to monolingual children, 6 did not find a significant impact of a bilingual experience on children's performance in tasks of working memory and only 2 found some kind of evidence of the advantage of monolingual children over bilingual children. In order to make sense of these results, a discussion was made about factors that are of fundamental importance in bilingualism research, as they are directly linked to the bilingual experience and interact with it: the time and intensity of exposure to languages, the age and proficiency of the children. Differences in these aspects may justify some of the inconsistencies found. In order for a better understanding of the influence of bilingualism on executive functions be reached, some suggestions for future research are to carry out longitudinal studies as well as to assess the role of different bilingual education contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProlíngua. João Pessoa, PB. Vol. 15, n. 2 (ago./dez. 2020), p. 212-226pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBilingualismen
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectBilingual advantageen
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.titleBilinguismo e memória de trabalho em crianças em idade escolar : uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.title.alternativeBilingualism and working memory in school-aged children : an integrative literature reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001144570pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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