Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndreola, Balduino Antôniopt_BR
dc.contributor.authorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:50:00Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242072pt_BR
dc.description.abstractA tese intitulada Horizontes da Refundamentação em Educação Popular tem, como núcleo central da discussão, o estudo sobre as tendências atuais e do futuro próximo do paradigma Educação Popular. Partindo de sua origem latino-americano, no início da década de sessenta (1960), questiona-se sobre os fundamentos teóricos que estão na sua raiz e os desdobramentos que poderão ocorrer, em suas bases teórico-práticas, após as rápidas e profundas transformações atualmente em curso.As propostas teóricas de fundo para refletir a problemática acima referida partem de Freire e Habermas no esforço de construir uma síntese aproximativa entre ambos. A discussão da proposta de Freire leva em conta as intuições fecundas que o nosso mestre lançou há mais de quatro décadas e hoje ainda mostram-se originais para repensar os desafios da Educação Popular. Habermas, um autor que não tem relação direta com a origem das propostas de Educação Popular, mas, por razões de seu esforço em reformular a Teoria Crítica da sociedade, nos oferece, também, um rico conjunto de categorias para pensar os problemas sociais da atualidade, bem como os desafios futuros em busca de superação dos mesmos. 8Essa proposta de aproximar Freire e Habermas parte da convicção de que, para entender o mundo de hoje, necessitamos lançar mão de novas bases filosóficas indispensáveis para fundamentar uma nova utopia de sociedade, enquanto esperança de superação efetiva de ambos extremos políticos: capitalismo neoliberal e socialismo ditatorial. A reinvenção da racionalidade humana é o horizonte que pode impulsionar a construção dessa utopia de sociedade futura. Em termos concretos, faz-se necessário, às sociedades ditas pós-modernas, reinventar o poder, reconstruir os processos socioculturais e, dessa forma, conferir novos sentidos à existência humana, que vãoalém do pragmatismo consumista característico da humanidade atual.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the dissertation Horizons of the New Fundamentals in Popular Education is to study, now and in the immediate future, the tendencies of the paradigm Popular Education. The study comes from the history of Popular Education -Latin America in the early 60s -questioning the theoretical assumptions that are in its root and the ramifications that may occur in its theory-practice basis, taking into account the transformations of the current world.The theoretical base of the study tries to approximate Freire's and Habermas's conjectural assumptions. The use of Freire's theory is justified because back from four decades until now his proposal regards the challenges of Popular Education. Habermas's theory was utilized because even though the author does not have a direct vinculum with the proposals of Popular Education, he offers an ample set of categories to think the problems of society nowadays as well as in the future, and also a way of overcoming them trough his effort in reformulating the critical theory of society.This proposal in approximating Freire and Habernas comes from the conviction that, to understand the world today, we need to make use of new basic philosophies which are indispensable to fundament a new utopia of society, while overcoming both two political extremes: the neoliberal capitalism and the dictatorial socialism. To reinvent a new way of thinking is the goal that can impel the construction of this utopian future society. In concrete terms, it is necessary that post-modern societies reinvent the power, to reconstruct the sociocultural processes and, in this way, to confer new meaning to human existence which goes beyond the consuming pragmatism so distinctive in humanity nowadays.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929-pt_BR
dc.titleHorizontes de refundamentação em educação popular : uma proposta com base na razão dialógica de Freire e na razão comunicativa de Habermaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000269347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples