Quando objetos ganham voz: o curso de Museologia da UFRGS pelas relações de afeto produzidas na vivência universitária
Fecha
2022Otro título
When objects gain voice: the Museology course at UFRGS by the affective relationships produced in university experience
Cuando los objetos ganan voz: el curso de Museología de la UFRGS por las relaciones afectivas producidas en la experiencia universitaria
Materia
Resumo
O programa de extensão Museologia na UFRGS: trajetórias e memóriaspreserva e investiga o itinerário da Museologia na referida universidade, com ações de salvaguarda e comunicação voltadas para a preservação desse recorte da História da Educação. A pandemia da Codiv-19 estimuloua equipe a executar estratégias de vínculo identitário no decorrer do isolamento social. Uma das propostas foi a elaboração da subcoleção Afetividades Sonoras, que tem por objetivo coletar narrativas orais vinculadas ao p ...
O programa de extensão Museologia na UFRGS: trajetórias e memóriaspreserva e investiga o itinerário da Museologia na referida universidade, com ações de salvaguarda e comunicação voltadas para a preservação desse recorte da História da Educação. A pandemia da Codiv-19 estimuloua equipe a executar estratégias de vínculo identitário no decorrer do isolamento social. Uma das propostas foi a elaboração da subcoleção Afetividades Sonoras, que tem por objetivo coletar narrativas orais vinculadas ao patrimônio histórico-educativo pelaperspectiva dos sujeitos envolvidos. A iniciativa estimula a partilha de experiências que a dimensão material não contempla isoladamente. Esse processo valoriza as pessoas e suas relações, estas mediadas pelos objetos. ...
Abstract
The extension program Museology at UFRGS: trajectories and memories preserves and investigates the itinerary of Museology at the university campus, with safeguarding and communication actions aimed at preserving this section of the History of Education. The Codiv-19 pandemic encouraged the team to establish identity bond strategies during social isolation. One of the proposals was the preparation of the Sonorous Affectivities sub-collection, to collect oral narratives linked to historical and e ...
The extension program Museology at UFRGS: trajectories and memories preserves and investigates the itinerary of Museology at the university campus, with safeguarding and communication actions aimed at preserving this section of the History of Education. The Codiv-19 pandemic encouraged the team to establish identity bond strategies during social isolation. One of the proposals was the preparation of the Sonorous Affectivities sub-collection, to collect oral narratives linked to historical and educational heritage from the perspective of the involved subjects. The initiative encourages the sharing of experiences that the material dimension does not consider in isolation. This process values people and their relationships, which are mediated by objects. ...
Resumen
El programa de extensión de Museología en la UFRGS: trayectorias y memorias preserva e investiga el itinerario de la Museología en esa universidad, con acciones de salvaguardia y comunicación encaminadas a preservar esta sección de la Historia de la Educación. La pandemia de Codiv-19 estimuló al equipo a implementar estrategias de vinculación de identidad durante el aislamiento social. Una de las propuestas fue la elaboración de la sub colección Afectividades sonoras, que tiene como objetivo re ...
El programa de extensión de Museología en la UFRGS: trayectorias y memorias preserva e investiga el itinerario de la Museología en esa universidad, con acciones de salvaguardia y comunicación encaminadas a preservar esta sección de la Historia de la Educación. La pandemia de Codiv-19 estimuló al equipo a implementar estrategias de vinculación de identidad durante el aislamiento social. Una de las propuestas fue la elaboración de la sub colección Afectividades sonoras, que tiene como objetivo recoger narrativas orales vinculadas al patrimonio histórico y educativo desde la perspectiva de los sujetos involucrados. La iniciativa fomenta el intercambio de experiencias que la dimensión material no considera de forma aislada. Este proceso valora a las personas y sus relaciones, que están mediadas por objetos. ...
En
Ridphe_R: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo [recurso eletrônico]. Campinas: UNICAMP. Vol. 8 (2022), e062, p. 1-21, e022004
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Sociales Aplicadas (4125)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License