Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
dc.contributor.advisor | Corso, Helena Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Nimer, Arieli Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T04:49:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242063 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como finalidade investigar estratégias que potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, no período da primeiríssima infância. Os objetivos específicos deste trabalho foram elencar estratégias que, a priori, potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, viabilizando o diálogo, a leitura, explorações sonoras e explorações corporais, e acompanhar o processo desse desenvolvimento com base nos marcos do desenvolvimento. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, além da pesquisa-ação, que supõe a intervenção do pesquisador, apresentando propostas e situações para observar o comportamento e os avanços a partir dessas intervenções, esse estudo se enquadra também na pesquisa exploratória, que se constituiu em observação das interações dos bebês, entrevista com as educadoras, planejamento das estratégias e análise dos avanços com base nos marcos da linguagem e do desenvolvimento motor. A pesquisa apoia-se nos fundamentos de Emmi Pikler, abordados por Falk (2004, 2011), como teórica principal sobre a importância do diálogo com os bebês e motricidade livre, mas traz referenciais teóricos como Lima (2002), Rapoport (2012), Corso (1991, 2004, 2009), Buchweitz (2016) e Piaget (1967, 1971, 1975), entre outros, que embasam a escolha das estratégias, conceituam linguagem e apresentam os parâmetros do desenvolvimento motor e da fala. Como resultado, verificou-se que as estratégias escolhidas contribuíram para o desenvolvimento da linguagem e para o desenvolvimento motor dos bebês participantes da pesquisa, o que foi aferido mediante a comparação dos marcos iniciais e finais (pós-intervenções). E pode-se analisar que tais intervenções podem e devem ser utilizadas e amplamente incorporadas na rotina dos bebês tendo sido observado que tais momentos fluíam tranquilamente sendo que ao final da pesquisa, as iniciativas partiam tanto dos bebês quanto das educadoras. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to investigate strategies that enhance the language development of babies, in the period of very early childhood. The specific objectives of this work were to list strategies that, a priori, enhance the development of babies' language, enabling dialogue, reading, sound explorations and body explorations, and to monitor the process of this development based on developmental milestones. The research methodology is of a qualitative nature, in addition to action research, whichs the intervention of the researcher, presenting proposals to observe the behavior and advances from these interventions, this study also fits into the exploratory research, constituted was observing situations the babies' interacted, interviewing the educators, planning strategies and analyzing progress based on language and motor development milestones. The research is based on the foundations of Emmi Pikler, addressed by Falk (2004, 2011), as the main theorist on the importance of dialogue with babies and free movement, but brings theoretical references such as Lima (2002), Rapoport (2012), Corso (1991, 2004, 2009), Buchweitz (2016) and Piaget (1967, 1971). , 1975), among others, which support the choice of strategies, conceptualize language and present the parameters of motor and speech development. As a result, it was found that the chosen strategies contributed to the language development and motor development of the babies participating in the research, which was measured by comparing the initial and final milestones (post-interventions). And it can be analyzed that such interventions can and should be used and widely incorporated into the babies' routine, having been observed that such moments flowed smoothly and at the end of the research, the initiatives came from both the babies and the educators. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Language development | en |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Psychomotricity | en |
dc.subject | Free movement | en |
dc.title | Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001144477 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1400)