A era informacional : velocidade, tempo e informação na construção da subjetividade contemporânea
View/ Open
Date
1999Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta tese trata da construção da subjetividade contemporânea a partir do advento da era informacional, buscando compreender as implicações do processo de construção do sujeito com os avanços advindos das redes informacionais. Objetiva assim, o estudo das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento tecnológicos de geração e recepção de informações ao longo do século XX e suas implicações com as noções de novo, tempo, espaço, cultura e educação. Utilizando artigos de jornais como fontes, ...
Esta tese trata da construção da subjetividade contemporânea a partir do advento da era informacional, buscando compreender as implicações do processo de construção do sujeito com os avanços advindos das redes informacionais. Objetiva assim, o estudo das transformações ocorridas a partir do desenvolvimento tecnológicos de geração e recepção de informações ao longo do século XX e suas implicações com as noções de novo, tempo, espaço, cultura e educação. Utilizando artigos de jornais como fontes, procuro estabelecer a dinâmica das relações entre a mídia, a Internet e a cultura de massa com as novas concepções de construção de conhecimento. Estabeleço cinco etapas neste processo. A introdução onde apresento a construção do tema e os caminhos que levei para a construção metodológica. No primeiro capítulo, persigo à questão do novo averiguando quais suas influências e principais formas assumidas na sociedade contemporâneaO segundo capítulo, deparo-me com o estudo da relação entre a cultura de massa e multiplicidade cultural.Já no terceiro capítulo, estudo a interferência da tecnologia e da informação nas relações de tempo e espaço. No quarto capítulo, analiso as implicações que a era informacional trouxe para o processo de construção de conhecimento e das práticas educacionais. na conclusão ao invés de buscar respostas e fechamentos, preocupo-me em estabelecer novas amarras para as relações novo, tempo, espaço e velocidade no que tange à construção da subjetividade contemporânea. ...
Abstract
This thesis is about contemporary subjective construction from the advent of informational age, trying to understand the implications of subject construction process with advances from the informational nets. Objective in this way, the study of the transformation occurred from the infornation production and reception technologic development along the twenty-century and its implications with notions ofmnew, time, space, culture and education. Using sources from newspaper articles, I try to estab ...
This thesis is about contemporary subjective construction from the advent of informational age, trying to understand the implications of subject construction process with advances from the informational nets. Objective in this way, the study of the transformation occurred from the infornation production and reception technologic development along the twenty-century and its implications with notions ofmnew, time, space, culture and education. Using sources from newspaper articles, I try to establish the relations' dynamics between media, Internet, and mass culture with the new conceptions of knowledge construction. There are five steps in this process. The introduction where I show the theme construction and the ways I took for the methodological construction. In the first chapter, I go behind the new, investigating the influence and its principal forms in the contemporary society. In the second chapter, I face with the relations' study between mass culture and cultural multiplicity. In the third chapter, I study the technology and information interference in time and space relations. In the fourth chapter, I analyze the implications that the informational age brought to the knowledge construction process and educational practice. In the conclusion, instead of taking answers and endings, I try to establish new ways for the new, time, space and speed relations, respecting the contemporary subjective construction. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7479)Education (2504)
This item is licensed under a Creative Commons License