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dc.contributor.advisorSchneider, Sergiopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Naylapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:49:11Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242028pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata da construção social de mercados a partir da abordagem dos mercados imersos ou nested markets. Essa proposta de análise tem os mercados enquanto objeto de estudo e representa um esforço de pesquisadores na busca por um referencial que explique como se organizam os mercados da agricultura familiar. Um mercado imerso pode ser compreendido enquanto um segmento específico do mercado mais amplo, fortemente ancorado em relações sociais e econômicas, o que permite caracterizá-lo a partir do conceito de imersão social. Nosso objetivo é discutir a relação entre os mecanismos institucionais que organizam um mercado imerso com o espaço em que ele ocorre, investigando se podemos considerar os mercados imersos enquanto mercados territoriais. Na presente discussão, utilizamos o caso do mercado da manga Ubá. Esse caso foi escolhido pelo fato de estarem presentes dinâmicas culturais, sociais e econômicas em torno da produção, consumo e distribuição da manga Ubá. O referencial teórico baseia-se principalmente no conceito de imersão social das relações econômicas, abordado por Polanyi e de recursos de uso comum, discutidos por Elinor Ostrom, na medida em que compreendemos o mercado enquanto um recurso. A metodologia utilizada foi do tipo survey e estudo de caso. A ferramenta de diagnóstico de mercados imersos, é composta por um questionário no qual são feitas afirmações aos entrevistados que tem opção de concordar completamente ou discordar completamente, a partir de uma escala Likert. Com as médias aritméticas dos resultados, é gerado um gráfico radar que reflete a percepção dos entrevistados com relação ao mercado estudado. Neste trabalho, acrescentamos ao diagnóstico uma nova dimensão que busca aferir os resultados obtidos pela participação no mercado. Foram obtidas trinta e três respostas de participantes do mercado da manga Ubá, situados na cidade de Ubá (MG) e mediações e municípios no estado do Espírito Santo. Os resultados apontaram que o mercado da manga Ubá é um mercado imerso latente, está baseado em instituições sociais específicas e possui uma identidade territorial, o que nos permitiu discutir acerca da dimensão territorial dos mercados imersos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis deals with the social construction of markets from the approach of nested markets. This analysis has the markets as its object of study and represents an effort in searching for a reference that explains how family farming markets are organized. A nested market can be understood as a specific segment of the broader market, strongly anchored in social and economic relations, which allows to characterize it from the concept of social immersion. In this discussion, we use the case of the Ubá mango market. This case was chosen because cultural, social and economic dynamics were present around the production, consumption and distribution of the Ubá mango. The objective of this study was to apply the diagnostic of nested markets to identify which elements are responsible its organization. As a specific objective, we try to demonstrate that the nested markets also have a territorial dimension. In addition to operating on the basis of social institutions, they are also related to the space in which they are situated, from mediating elements, such as market rules, identity, culture and local habits. The diagnostic of a nested market consists of a questionnaire with a Likert scale of perception, in which statements are made to the interviewees who have the option of completely agree or completely. With the arithmetic means of the results, a radar graph is generated that reflects the perception of the interviewees in relation to market. In this work, we add to the diagnostic a new dimension that seeks to measure the results obtained by market participation. Thirty-three responses were obtained from participants of the Ubá mango market, located in the city of Ubá (MG) and municipalities in the state of Espírito Santo. The analytical framework is based on the concept of common pool resources, by Elinor Ostrom, as we understand the market as a resource and in the social immersion of economic relations, addressed by institutionalist authors. The results pointed out that the Ubá mango market is potentially a nested market, based on specific social institutions and has a territorial identity, which allowed us to discuss the territorial dimension of the nested markets.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNested marketsen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectCommon pool resourcesen
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectSocial construction of marketsen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectTerritorial food systemsen
dc.titleA dimensão territorial dos mercados imersos : um estudo de caso sobre a manga Ubá (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144038pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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