Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Beyer, Hugo Otto | pt_BR |
dc.contributor.author | Escott, Clarice Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T04:49:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242027 | pt_BR |
dc.description.abstract | Busca, através de uma abordagem qualitativa de pesqmsa, identificar os pontos de cruzamento da Psicopedagogia Clínica e Institucional, apontando caminhos de ressignificação e redimensionamento da ação pedagógica no interior da escola, que venha possibilitar a prevenção das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, relata a experiência de Psicopedagogia Institucional criada e executada no período entre 1993 a 1996, com turmas de educação infantil e 1ª série, na Escola Municipal de 1º Grau Lauro Rodrigues, situada na zona norte de Porto Alegre, onde alguns passos do diagnóstico psicopedagógico clínico foram adaptados às necessidades da instituição escolar e utilizados numa perspectiva coletiva para redimensionamento do planejamento pedagógico. Analisa o histórico da Psicopedagogia e define a Psicopedagogia Clínica e Institucional a partir da perspectiva crítica deste campo do conhecimento, tendo como base a proposta de Sara Paín. Identifica a contribuição da Psicopedagogia Institucional a partir do posicionamento das educadoras entrevistadas, que participaram do processo psicopedagógico institucional relatado. Relaciona o referencial teórico da Psicopedagogia, em especial do diagnóstico psicopedagógico clínico, com as falas das professoras na entrevista semi-estruturada. Constata a inter-relação entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional, em especial do diagnóstico, contribui para a ressignificação da relação ensino aprendizagem a partir do investimento na formação continuada dos professores para melhor compreensão dos processos de desenvolvimento dos alunos, contribuindo para a prevenção das dificuldades. Aponta, ainda, a necessidade de espaços de inserção da Psicopedagogia Institucional em espaços anteriores à escola como forma de profilaxia das dificuldades de aprendizagem, a importância da permanência do psicopedagogo nas escolas hoje, bem como da importância de espaços qualificados na formação dos psicopedagogos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Search trought a qualitative aproach of study, identify the crossing points of the Clinicai and Institutional Psichopedagogy, pointing ressignifying ways of redimension the psichopedagogic action inside the school, that brings the possibility of prevension of the leaming difficulties. Thus, reporting the experience of the Institutional Psichopedagogy created and executed between 1993 e 1996, teaching children ofa class ofthe 1st grade, on the city school of 1st Degree Lauro Rodrigues, situated on the north zone of Porto Alegre, where some steps of the clinicai pedagogic diagnosis were adapted to the necessities o f the school's institution and used in a colective perspective to redimension the pedagogic planing. It evaluates the history of Psichopedagogy and defines the Clinical and Institutional Psichopedagogy from a critic perspective of this field of knowledge, having as basis the purpose of Sara Pain. It identifies the contribution of the Institutional Psichopedagogy from the point of view of the enterviewed educators, that participated of the reported institutional psichopedagogical process. It relates the theorical referential of the Psichopedagogy, specialy of the psichopedagogic clinicai diagnosis, with the teacher's words on the half-build enterview. It states the inter-relation between the Institutional and the Clinical Psichopedagogy, specialy the diagnosis, it contributes to the remeaning of the relationship teaching-leaming from the investment on the continuous formation of the teachers for a better compreension of the enhancement process of the students, contributing for the prevention of difficulties. Also, it points the necessity of spaces of insertion between the Institutional Psichopedagogy on spaces before the school as a profilaxy for difficulties on leaming, the importance of the maintance of psichopedagogus on today's school, as well as the importance of qualified spaces on the formation ofthe psichopedagogus. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia clínica | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia institucional | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Aproximando a teoria e a prática psicopedagógica : interfaces entre a Psicopedagogia Clínica e Institucional : um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000276027 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2000 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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