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dc.contributor.advisorSilva, Márcia Ivana de Lima ept_BR
dc.contributor.authorMichels, Daniel Maggiopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T04:58:44Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242017pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho estabelece uma aproximação entre os personagens Ebenezer Scrooge, da novela Uma História de Natal, de Charles Dickens (1843) e Nataniel, do conto “O Homem da Areia”, de E. T. A. Hoffmann (1816). Os dois protagonistas têm grande dificuldade em interagir com as pessoas com quem se relacionam. Na raiz de seus problemas estão episódios ocorridos nos tempos de infância. Em ambas as histórias não são as palavras que conectam estas situações distantes e distintas, mas sim os silêncios. A presente monografia tem por objetivo fazer uma leitura crítica desses silêncios, que conduza a respostas para as seguintes perguntas: (a) Qual a relação entre o comportamento apresentado por Scrooge e Nathaniel e os acontecimentos de seus passados que nos são mostrados? (b) Qual a importância do que aconteceu nos períodos das vidas dos protagonistas omitidos pelos silêncios das histórias? (c) O que faz com que Scrooge consiga transcender suas limitações e Nathaniel afunde com elas? (d) Em que medida os problemas verificados nesses personagens representam também as sociedades em que eles se inserem? Estas questões serão abordadas por um viés psicanalítico. Como apoio teórico, utilizo dois ensaios de Sigmund Freud. O primeiro, “As Neuropsicoses de Defesa” (1896), apresenta o conceito de Formação de Compromisso (Kompromissbildung); e o segundo, “O ‘Estranho’” (Das Unheimliche) (1919), trata sobre o Duplo, o Medo de Castração e o Narcisismo. Espero, no final da análise, apresentar respostas para as quatro perguntas postas. E também espero, principalmente, ressaltar como essas duas histórias, bem como as interpretações de Freud, permanecem atuais e ainda revelam muito sobre o mundo em que vivemos hoje.pt_BR
dc.description.abstractThe present work establishes an approximation between two characters: Ebenezer Scrooge, protagonist of the novella A Christmas Carol, by Charles Dickens (1843), and Nathaniel, protagonist of the short story “The Sandman”, by E. T. A. Hoffmann (1816). Both characters clearly present difficulties facing human relationships. In the root of their problems there are episodes that took place in their childhood. However, neither of the stories makes use of words to connect these two distant and distinct situations. Instead, the facts are hidden in silence. The goal of this monography is to investigate this silence through a critical reading that aims to find answers to the following questions: (a) What is the relation between the behaviour presented by Scrooge and Nathaniel and the episodes of their past selectively shown to us? (b) What is the influence of the silenced mooments in the problems faced by the characters in the stories? (c) What allows Scrooge to transcend his limitations, whereas Nathaniel dives into them? (d) In what aspects do the problems verified in these two characters also represent the societies in which they are inserted? The answers to these questions are pursued with the help of a psychoanalytical support, with two essays written by Sigmund Freud. The first, “Further Remarks on the Neuro-Psychoses of Defense” (1896), presents the concept of Compromise-Formation (Kompromisbildung); and the second, “The Uncanny” (Das Unheimliche) (1919), covers the concepts of The Double, Fear of Castration and Narcissism. I hope, at the end of this analysis, to find appropriate answers to the four questions. I also hope to highlight the fact that these two stories, just like Freud’s interpretations, remain significant and still reveal aspects of the world in which we live today.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectA Christmas Carolen
dc.subjectDickens, Charles, 1812-1870 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHoffmann, Ernst Theodor Amadeus, 1776-1822pt_BR
dc.subjectCharles Dickensen
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectThe Sandmanen
dc.subjectE. T. A. Hoffmannen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectLiteratura e Psicanálisept_BR
dc.subjectSigmund Freuden
dc.subjectLiterary criticismen
dc.titleComing to terms with fear : an analysis of the similar trajectories of scrooge and Nathanielpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143259pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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