Os garotos perdidos no trapiche do nunca : juventude abandonada em Peter Pan e Capitães da areia
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Embora as obras Peter Pan, escrita pelo autor escocês James Matthew Barrie, e Capitães da Areia, escrita por Jorge Amado, sejam narrativas de propostas distintas e idealizadas em contextos diferentes, compartilham o perfil dos personagens principais, garotos em situação de abandono. O presente trabalho traça um paralelo entre as duas obras, expondo tanto as suas diferenças como as suas semelhanças. Desta forma, abordo a condição dos garotos abandonados e a representação das mulheres que estão i ...
Embora as obras Peter Pan, escrita pelo autor escocês James Matthew Barrie, e Capitães da Areia, escrita por Jorge Amado, sejam narrativas de propostas distintas e idealizadas em contextos diferentes, compartilham o perfil dos personagens principais, garotos em situação de abandono. O presente trabalho traça um paralelo entre as duas obras, expondo tanto as suas diferenças como as suas semelhanças. Desta forma, abordo a condição dos garotos abandonados e a representação das mulheres que estão inseridas no contexto desses garotos e são imprescindíveis para a construção dessas narrativas. Por fim considero que ambas as obras são exemplos de como a literatura pode atuar na vida do ser humano. ...
Abstract
While the works Peter Pan by the Scottish author James Matthew Barrie and Capitães da Areia by Jorge Amado are differently targeted and idealised in different contexts, they share similar profiles of the main characters: abandoned boys. This work draws a connection between these works, providing differences and similarities. In doing this, I deal with the abandoned boys’ condition and representation of women in the context of these boys, which is vital for the construction of these narratives. ...
While the works Peter Pan by the Scottish author James Matthew Barrie and Capitães da Areia by Jorge Amado are differently targeted and idealised in different contexts, they share similar profiles of the main characters: abandoned boys. This work draws a connection between these works, providing differences and similarities. In doing this, I deal with the abandoned boys’ condition and representation of women in the context of these boys, which is vital for the construction of these narratives. Finally, I consider that both works exemplify how literature can touch human beings’ lives. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License