A workshop proposal for eap teaching with the use of technological tools
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Abstract
To address students’ specific writing difficulties during a pre-service teacher experience at the Languages without Borders program at UFRGS, the adoption of technological tools helped to increase students’ engagement and language learning. Considering the importance of sharing and discussing good teaching practices and also that experiencing is an essential part of the learning process, this paper aims at presenting a collection of digital tools that could be useful to the most common difficul ...
To address students’ specific writing difficulties during a pre-service teacher experience at the Languages without Borders program at UFRGS, the adoption of technological tools helped to increase students’ engagement and language learning. Considering the importance of sharing and discussing good teaching practices and also that experiencing is an essential part of the learning process, this paper aims at presenting a collection of digital tools that could be useful to the most common difficulties students have in academic practices and propose a workshop on the use of such tools to English for Academic Purposes (EAP) teachers(-to-be). From the collection gathered for this paper of fifty-two tools designed to assist EAP practices, six were selected to be tried by the participants in the workshop proposed. The six tools are described in terms of objectives, functions, purposes of using them in class (from the teacher’s perspective), and availability. The workshop proposal includes a description of the participants’ prerequisites concerning the use of technology, and of the activities elaborated. The activities aim at creating opportunities for EAP teachers to learn how to use the tools and evaluate their utility to their students and to different fields of study. It is expected that this work can provide insights for teachers to adopt these (and other) digital tools in their classes, and reflect on the importance to blend and overlap different perspectives on teaching to write in academic contexts (study skills, academic socialization, and academic literacies) (LEA; STREET, 2005). Another intended contribution is to offer suggestions for teaching practices that aim to enhance the students’ engagement, develop their academic literacy practices, broaden their contact with the target language, provide them with resources to assist them in their reading and writing processes, and increase their awareness about the impacts of their writing choices on their academic settings. ...
Resumo
Para abordar as dificuldades específicas de escrita dos alunos em uma experiência como professora no programa Idiomas sem Fronteiras da UFRGS, a adoção de ferramentas tecnológicas ajudou a aumentar o engajamento e a aprendizagem do idioma dos alunos. Considerando a importância de compartilhar e discutir boas práticas de ensino e também de que a experiência é uma parte essencial do processo de aprendizagem, este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas digitais que podem se ...
Para abordar as dificuldades específicas de escrita dos alunos em uma experiência como professora no programa Idiomas sem Fronteiras da UFRGS, a adoção de ferramentas tecnológicas ajudou a aumentar o engajamento e a aprendizagem do idioma dos alunos. Considerando a importância de compartilhar e discutir boas práticas de ensino e também de que a experiência é uma parte essencial do processo de aprendizagem, este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas digitais que podem ser úteis para as dificuldades mais comuns dos alunos nas práticas acadêmicas e propor uma oficina sobre o uso de tais ferramentas para (futuros) professores de inglês para fins acadêmicos (EAP). Da coleção reunida para este trabalho de cinquenta e duas ferramentas projetadas para auxiliar as práticas de EAP, seis foram selecionadas para serem testadas pelos participantes do workshop proposto. As seis ferramentas são descritas quanto aos objetivos, funções, propósitos de usá-las em sala de aula (na perspectiva do professor) e disponibilidade. A proposta do workshop inclui uma descrição dos pré-requisitos dos participantes em relação ao uso da tecnologia e das atividades elaboradas. As atividades visam criar oportunidades para (futuros) professores de EAP aprenderem como usar as ferramentas e avaliar sua utilidade para seus alunos e para diferentes áreas de estudo. Espera-se que este trabalho forneça subsídios para que os professores possam adotar essas (e outras) ferramentas digitais em suas aulas e para que reflitam sobre a importância de mesclar e sobrepor diferentes perspectivas sobre o ensino da escrita em contextos acadêmicos (estudo de habilidades, socialização acadêmica e letramento acadêmico) (LEA; STREET, 2005). Outra contribuição pretendida é oferecer sugestões de práticas de ensino que visem aprimorar o engajamento dos alunos, desenvolver suas práticas de letramento acadêmico, ampliar seu contato com a língua-alvo, fornecer recursos para ajudá-los em seus processos de leitura e escrita, e para aumentar sua conscientização sobre os impactos de suas escolhas discursivas em seus ambientes acadêmicos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License