Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Lages ept_BR
dc.contributor.authorLacerda, Geovane Dantaspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T04:59:01Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241948pt_BR
dc.description.abstractInvestigo as forças que compõem a figura do diretor escolar e suas aspirações a partir de uma genealogia (no sentido que Foucault utiliza o conceito, inspirado em Nietzsche) enfatizando três saltos históricos: a chegada do primeiro grupo de jesuítas no Brasil com a fundação das primeiras escolas no território brasileiro (século XVI), o educador Abílio Cesar Borges na direção do Colégio Abílio (século XIX) e a educadora Armanda Álvaro Alberto na direção da Escola Regional de Meriti (século XX). A ênfase conceitual se constitui nos conceitos de poder pastoral, poder disciplinar e sociedade de controle. Evitando a idealização do objeto estudado, busco relacionar a emergência das diferentes forças com efeitos contemporâneos na gestão escolar como a relação da instituição com os alunos e a militância política dos educadores.pt_BR
dc.description.abstractIn the present study I investigate the forces that constitute the figure of the school principal and his aspirations from a genealogy (in the same sense that Foucault uses the concept, inspired by Nietzsche) emphasizing three historical leaps: the arrival of the first group of Jesuits in Brazil with the foundation of the first schools in Brazilian territory (16th century); the educator Abílio Cesar Borges as the principal of Colégio Abílio (19th century); and the educator Armanda Álvaro Alberto as the principal of the Regional School of Meriti (20th century). The emphasis is in the concepts of pastoral power, disciplinary power and society of control. To avoid the idealization of the object studied, I try to relate the emergence of different forces with contemporary effects on school management, such as the relationship between the institution and the students and the political militancy of the educators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool principalen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectPastoral poweren
dc.subjectDisciplineen
dc.titleDIRES : um esboço genealógico da gestão escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143974pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples