Os sentidos do imperativo e das formas procedurais: uma análise enunciativa das interações professor e aluno durante a preparação de atividades de leitura
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo investigar quais são os possíveis sentidos que o imperativo e as formas procedurais assumem durante o encaminhamento de atividades de ensino na disciplina de Língua Portuguesa em uma turma do Ensino Fundamental. Busca-se também entender como as diferentes formas de agenciamento do procedural possibilitam ou não o estabelecimento de intersubjetividade na interação professor-aluno. Para isso, parte-se da noção de gênero procedural mobilizada pela Linguíst ...
Este trabalho tem como principal objetivo investigar quais são os possíveis sentidos que o imperativo e as formas procedurais assumem durante o encaminhamento de atividades de ensino na disciplina de Língua Portuguesa em uma turma do Ensino Fundamental. Busca-se também entender como as diferentes formas de agenciamento do procedural possibilitam ou não o estabelecimento de intersubjetividade na interação professor-aluno. Para isso, parte-se da noção de gênero procedural mobilizada pela Linguística Textual, buscando uma conceituação em torno do procedural, assim como o estabelecimento de suas características. Por trata-se de uma conceituação baseada em uma perspectiva teórica voltada para o texto, opera-se um deslocamento da noção de procedural para a Linguística da Enunciação, com o objetivo de alcançar um conceito que contemple interações discursivas enunciadas. Além do procedural, são discutidos diferentes usos do imperativo, os efeitos de sentido mobilizados a partir da operação de modalização na construção dos enunciados procedurais, o papel da realização vocal durante a interlocução. Este trabalho propõe uma análise de transcrições de interações entre professor e alunos em aulas de Língua Portuguesa. Após a análise, propõe-se um quadro de síntese elaborado a partir dos resultados da análise, com enfoque em identificar e caracterizar as formas de uso do procedural que contribuem efetivamente para o estabelecimento de intersubjetividade em sala de aula. ...
Résumé
Cette étude a pour l’objective principal la recherche des significations possibles que prend le discours procédural pendant la démarche d’activités d’enseignement dans le cours de langue portugaise au collège. On cherche aussi à comprendre comment les différentes façons d’agencements dans le genre procédural permettent ou non l’établissement de l’intersubjectivité dans les interactions tuteur-apprenant. Pour ce faire, on part de la notion de genre procédural mobilisée par la linguistique textue ...
Cette étude a pour l’objective principal la recherche des significations possibles que prend le discours procédural pendant la démarche d’activités d’enseignement dans le cours de langue portugaise au collège. On cherche aussi à comprendre comment les différentes façons d’agencements dans le genre procédural permettent ou non l’établissement de l’intersubjectivité dans les interactions tuteur-apprenant. Pour ce faire, on part de la notion de genre procédural mobilisée par la linguistique textuelle, en cherchant la conceptualisation en ce qui concerne ce genre, aussi que l’établissement de ses caractéristiques. Puisque l’étude s’agit d’une conceptualisation soutenue par une perspective théorique axée sur le texte, on opère un remplacement de l’idée du genre procédural depuis la linguistique de l’énonciation qui a l’objective de réussir un concept qui tiens compte des interactions discursives énoncées. D’ailleurs le genre procédural, on aborde les plusieurs façons d’usage de l’impératif, les effets de signification mobilisés par l’opération de modalisation dans la construction des consignes procédurales, aussi que le rôle de la réalisation vocale pendant l’interlocution. Cette étude se propose d’analyser des transcriptions des interactions entre enseignant et apprenants dans les cours de langue portugaise. Ensuite, on propose un tableau de synthèse élaboré depuis les résultats de l’analyse, en mettant en relief l’identification et la caractérisation des façons d’usage du genre procédural qui contribuent effectivement pour l’établissement de l’intersubjectivité dans la salle de classe. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License