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dc.contributor.advisorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.contributor.authorMelo, Pâmela da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:06:28Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241698pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, cuja temática aborda experiências de práticas pedagógicas em um contexto atual, busca apoio no campo da História da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa que estuda documentos dos anos 1960, localizados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em particular os que fazem referência ao material Cuisenaire, e como as propostas de atividades apresentadas nesses documentos podem contribuir para a proposição de atividades para a aprendizagem de matemática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre, em um contexto pós-pandemia. Como embasamento teórico deste trabalho, são considerados Bonfada (2017) e Dalcin (2016), que tratam da história do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Costa e Valente (2015), Rios e Moreira (2021), Rios e Rodrigues (2020) e Vidal (2005), que relacionam o trabalho de preservação e digitalização de acervos escolares. Com os dados levantados pela pesquisa, pode-se constatar que os documentos dos anos 1960, que se referem ao material didático manipulável Cuisenaire, contribuíram para as atividades propostas que objetivavam analisar a exploração da criatividade e auxiliar na compreensão e percepções matemáticas de uma turma de estudantes de um tempo presente.pt_BR
dc.description.abstractThis work, whose theme addresses experiences of pedagogical practices in a current context, seeks support in the field of the History of Mathematics Education. It is the Research Institute of the Mathematics Laboratory that researches the collection of research from the General Institute of Mathematics Sciences Cunha and how the proposals for activities in private studies, in education, can contribute to activities in private documents. for the proposal of activities for learning mathematics in a 6th grade elementary school class of a private school in Porto Alegre, in a post-pandemic context. As a theoretical basis for this work, Bonfada (2017) and Dalcin (2016) are considered, which deal with the history of the Mathematics Laboratory of the Instituto de Educação General Flores da Cunha, Costa and Valente (2015), Rios and Moreira (2021), Rios and Rodrigues (2020) and Vidal (2005), who relate the work of preservation and digitization of school collections. With those raised by the research, which refer to the didactic material of the 196's that refer to the didactic material of the 196's that refer to objective activities that aim at understanding and creativity, the exploration of creativity, the learning of the class of a class of years. students of the present time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaterial Cuisenaireen
dc.subjectMaterial manipulávelpt_BR
dc.subjectAcervopt_BR
dc.subjectManipulative materialen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSchool collectionen
dc.titleUso do material Cuisenaire com estudantes do ensino fundamental, a partir de propostas de atividades dos anos 1960pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143515pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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