Show simple item record

dc.contributor.authorHoffmann, Anelise Todeschinipt_BR
dc.contributor.authorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.date.accessioned2022-07-02T05:13:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2447-3073pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241637pt_BR
dc.description.abstractA economia circular tem como base o retorno de materiais ao ciclo produtivo e isto só é possível quando há coleta seletiva e logística reversa. Desde antes do conceito de economia circular se tornar popular na pauta ambiental já se reconhecia que uma das estratégias mais efetivas para a diminuição dos resíduos é o controle do material descartado através de sua coleta, desmonte e processamento para que retorne como insumo no processo industrial. Com a aprovação da Lei Federal 12.305, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são corresponsáveis pelos resíduos sólidos e rejeitos envolvidos em todo o processo, o que traz incentivos à logística reversa. Neste contexto, apresentamos a situação atual da coleta seletiva no país e em Porto Alegre (considerada vanguardista no Brasil), e as iniciativas de logística reversa. Este levantamento mostrou que, mesmo depois de mais de 30 anos de coleta seletiva, a cidade ainda necessita de campanhas de conscientização da população em gerar menos resíduo e destiná-lo corretamente. Mesmo extremamente necessário e fundamental para a abordagem da economia circular, é necessário ainda muito investimento em tecnologia, educação e gestão, para que os benefícios da aplicação da logística reversa, como redução de custos com matéria-prima e promoção da responsabilidade socioambiental possam ser colhidos no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractOne of the strategies for waste reduction is control of discarded materials through collection, disassembly and processing so that it can return as input for industrial processes. With approval of federal law 12,305 in Brazil, manufacturers, importers, distributors and retailers have become co-responsible for the treatment or disposal of post-consumer products, thus incentivizing reverse logistics. In this context, this paper presents the current status of reverse logistics in the country and particularly in the city of Porto Alegre (considered a precursor in Brazil), and reverse logistics initiatives. Even more than 30 years after first introducing its selective waste collection system, the city still needs public awareness and education campaigns for citizens to generate less waste and correctly separate, dispose or return it to producers. Considering the fundamental importance for a circular economy approach, considerable investments in technology, education and waste management are needed so that the benefits of reverse logistics – such as reduced costs and extraction of raw materials, social and environmental responsibility – can be fully enjoyed in the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMix sustentável [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 7, n. 4 (set. 2021), p. 19-29pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSelective collecten
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectReverse logisticen
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectCircular economyen
dc.titleIniciativas de coleta seletiva e logística reversa em Porto Alegre como base para economia circularpt_BR
dc.title.alternativeSelective waste collection and reverse logistics initiatives in Porto Alegre as basis for a circular economy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139321pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record