O mover do sujeito da experiência : noções para uma educação em dança
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como tema: O mover do sujeito da experiência: Noções para uma educação em dança. Nessa investigação, o objetivo é propor uma abordagem que valorize a experiência como produtora de conhecimento mobilizados pelos saberes em dança, levando os estudantes a experimentar momentos de descoberta de si e da educação do corpo pelo movimento. Dessa forma, a escolha desse tema surge da experiência da autora como estudante, quando em sua educação básica sentia uma carência no que diz ...
O presente trabalho tem como tema: O mover do sujeito da experiência: Noções para uma educação em dança. Nessa investigação, o objetivo é propor uma abordagem que valorize a experiência como produtora de conhecimento mobilizados pelos saberes em dança, levando os estudantes a experimentar momentos de descoberta de si e da educação do corpo pelo movimento. Dessa forma, a escolha desse tema surge da experiência da autora como estudante, quando em sua educação básica sentia uma carência no que diz respeito a sua experiencia estética do corpo em sala de aula. Hoje, atuando como professora na educação básica, percebe que a falta ainda permanece. A investigação é realizada por meio de entrevistas com duas professoras com formação em dança: uma da cidade de Porto Alegre e outra da cidade de São Leopoldo, as quais atuam na disciplina de Artes, no currículo, com atividades práticas e de criação poética em dança. Pretende-se com esse estudo situar o sujeito da experiência como produtor de conhecimento, apontar a formação sensível a partir da poética/criação-invenção, indicar as práticas em dança que dialogam com a produção da experiência sensível. A pesquisa pretende trazer noções para ampliar/desenvolver/expandir a experiência estética em sala de aula, como alternativa à realidade vivida atualmente em que estamos imersos numa abordagem em que o corpo, e por consequência a aprendizagem, condicionada a imobilidade, para isso será utilizado o conceito de sujeito da experiência para conduzir a discussão e trazer as propostas de noções para uma educação pelo movimento em dança. ...
Abstract
The present work has as it’s theme: The movement of the subject of experience: Notions for an education in dance. In this investigation, the objective is to propose an approach that values the experience as producer of knowledge mobilized by knowledge in dance, leading students to experience moments of self-discovery and education of the body through the movement. Thus, the choice of this theme arises from the author’s experience as a student, when in her basic education she felt a lack regardi ...
The present work has as it’s theme: The movement of the subject of experience: Notions for an education in dance. In this investigation, the objective is to propose an approach that values the experience as producer of knowledge mobilized by knowledge in dance, leading students to experience moments of self-discovery and education of the body through the movement. Thus, the choice of this theme arises from the author’s experience as a student, when in her basic education she felt a lack regarding her aesthetic experience of the body in the classroom. Today, working as a teacher in basic education, she realizes that the lack still remains. The investigation is carried out through interviews with two teacher with training in dance: one from the city of Porto Alegre and the other from the city of São Leopoldo, both work in the discipline of Arts, in the curriculum, with practical activities and poetic creation in dance. The aim of the study is to situate the subject of experience as a producer of knowledge, to point out the sensitive formation from the poetics/creation-invention, to indicate the practices in dance that dialogue with the production of the sensitive experience. The research intends to bring notions to expand and develop the aesthetic experience in the classroom, as an alternative to the reality currentily lived in which we are immersed in an approach in which the body, and as consequence the learning, conditioned to mobility, will be used for this purpose the concept of subject of experience to lead the discussion and bring the proposed notions for and education through movement in dance. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License