Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Tobias Espinosa dept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-25T05:06:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241122pt_BR
dc.description.abstractAutoeficácia, definida como a crença dos indivíduos acerca da própria capacidade de realizar uma atividade específica, influencia na motivação, desempenho e persistência discente nas tarefas de aprendizagem. Por isso, em pesquisas em educação procura-se entender como fomentar a autoeficácia discente em relação às ações necessárias ao aprendizado. No Ensino de Física, em particular, há resultados controversos acerca da potencialidade dos métodos ativos de ensino no desenvolvimento dessas crenças. Nesse sentido, investigamos como uma experiência com o método de ensino Team-Based Learning (TBL) em uma disciplina de física básica universitária influenciou os níveis de autoeficácia em aprender física e trabalhar colaborativamente de um estudante particular, cujas crenças iniciais eram baixas, se comparadas com a turma. A partir de um estudo de caso explanatório, constatamos mudanças positivas nas crenças de autoeficácia do aluno nas dimensões analisadas. Essa variação ocorreu, principalmente, devido à ampliação de espaços de discussão proporcionada pelo TBL, que possibilitou que o estudante observasse as ações dos colegas e do professor em diferentes situações, fazendo-o se sentir mais capaz de realizar atividades semelhantes.pt_BR
dc.description.abstractSelf-efficacy, defined as the belief about one's own capability in perform a particular task, influence student motivation, performance and persistence in learning tasks. For this reason, the Educational Research community seeks to understand how to foster student self-efficacy regarding necessary actions for learning. Particularly in Physics Education there are controversial results about the potentiality of active teaching methods in developing these beliefs. In this sense, we investigated how an experience with the Team-Based Learning (TBL) method in an introductory physics course influenced the levels of self-efficacy in learning physics and working collaboratively of a particular student, whose prior beliefs were low compared to the class. Carrying out an explanatory case study, we found positive changes in student’s self-efficacy in the dimensions analyzed. This variation occurred, mainly, due to the expansion of discussion spaces provided by TBL, which allowed the student to observe the actions of colleagues and the teacher in different situations, making him feel more capable of carrying out similar activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia: revista de educação em ciências e matemáticas. Belém. Vol. 16, n. 36 (2020), p. 05-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSelf-efficacyen
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectTeam-Based Learningen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.titleA influência de métodos ativos de ensino na autoeficácia discente sobre aprender Física e trabalhar colaborativamente : um estudo de caso explanatório com o método Team-Based Learningpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of active learning methods on student self-efficacy about learning physics and working collaboratively : an explanatory case study with the Team-Based Learning methoden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001142265pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples