Experimentos e objetos pedagógicos em dança e geometria : linguagens e ciências, dança e matemática através de metodologias ativas
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Tendo como base o cenário da educação em artes, o presente trabalho desenvolve uma proposta de intersecção entre saberes artísticos e científicos, articulando dança e matemática pelo viés da geometria/geometria sagrada. Enfatiza três aspectos: revisão histórica, análise simbólica e aspectos epistemológicos. Em uma metodologia aplicada à educação, foram produzidos dois experimentos com seus respectivos objetos pedagógicos, sugerindo que é possível unir as linguagens de forma prática e objetiva, ...
Tendo como base o cenário da educação em artes, o presente trabalho desenvolve uma proposta de intersecção entre saberes artísticos e científicos, articulando dança e matemática pelo viés da geometria/geometria sagrada. Enfatiza três aspectos: revisão histórica, análise simbólica e aspectos epistemológicos. Em uma metodologia aplicada à educação, foram produzidos dois experimentos com seus respectivos objetos pedagógicos, sugerindo que é possível unir as linguagens de forma prática e objetiva, utilizando as metodologias ativas e o design instrucional, integrados como ferramenta de trabalho. ...
Abstract
Based on the artistic education scenario, the present work develops a proposal for the intersection between artistic and scientific knowledge, it articulates dance and mathematics through the bias of sacred geometry/geometry. It emphasizes three aspects: historical review, symbolic analysis and epistemological aspects. In a methodology applied to education, two experiments were produced with their respective pedagogical objects, suggesting that it is possible to unite languages in a practical a ...
Based on the artistic education scenario, the present work develops a proposal for the intersection between artistic and scientific knowledge, it articulates dance and mathematics through the bias of sacred geometry/geometry. It emphasizes three aspects: historical review, symbolic analysis and epistemological aspects. In a methodology applied to education, two experiments were produced with their respective pedagogical objects, suggesting that it is possible to unite languages in a practical and objective way, using active methodologies and instructional design, integrated as a working tool. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License