Show simple item record

dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorLima, Arthur Rodrigues de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-25T05:03:04Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241019pt_BR
dc.description.abstractO aprimoramento dos equipamentos e cenários virtuais utilizados em simuladores de direção constitui aspecto essencial para que os resultados obtidos através destes também sejam representações cada vez mais fiéis da realidade. A percepção de realismo e a sensação de presença permitem que os participantes de estudos com simuladores experimentem maior imersão nos cenários virtuais projetados e estudados. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de realismo de um simulador de direção veicular por meio do método de Razão de Prevalência (RP), a partir das respostas obtidas nos questionários de presença respondidos pelos participantes da simulação aplicada. Os dados apresentados neste trabalho foram coletados a partir de amostragem de voluntários que aderiram ao simulador de direção veicular do Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados apontam uma prevalência de maior percepção de realismo no simulador para as faixas “35 anos ou mais” e “Menos de 15 anos”, dos fatores “Idade” e “Anos de CNH”, respectivamente. O fator “Frequência de Acidentes”, no presente experimento, não resultou estatisticamente significativo, sendo assim desconsiderado o seu resultado de Razão de Prevalência calculado. O resultado obtido também denota uma possível maior percepção de realismo do simulador para os condutores que, embora com maiores idades, possuem menos experiência na tarefa da condução de um veículo, expressa pelo menor tempo de habilitação. Também é possível concluir que a análise de fatores relacionados a aspectos comportamentais através de RP pode constituir ferramenta útil para futuros estudos relacionados a outras variáveis dependentes com formato de contagem, como, por exemplo, número de ultrapassagens em um trecho de estudo ou número de trocas de faixa, em casos de simulação envolvendo pistas contendo mais de uma faixa.pt_BR
dc.description.abstractThe improvement of the equipments and virtual scenarios used in driving simulators is an essencial aspect for the results obtained through them to become increasingly faithful representations of reality. The perception of realism and the sense of presence of the studies allow the participants to experience higher immersion in the virtual scenarions projected and studied. In such manner, the purpose of the present study was analyzing the perception of realism of a driving simulator, through the Prevalence Ratio method, from the answers obtained in the presence questionnaires answered by the entrants. The data presented in this study were collected from a group of volunteers who joined the vehicle simulator of the Transport Systems Laboratory (LASTRAN) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The results indicate a prevalence of higher perception of realism in the simulator for the segments “35 years or more" and "Less than 15 years” of the factors “Age” and “Years of CNH”, respectively. The fator “Accident Frequency”, in the current experiment, wasn’t statistically significant, thus disregarding its result of calculated Prevalence Ratio. The obtained result also denotes a possible higher perception of realism of the simulator for drivers who, although older, have less experience in the task of driving a vehicle, expressed by the shorter time of qualification. It is also possible to conclude that the analysis of factors related to behavioral aspects through PR may constitute a useful tool for future studies related to other dependent variables with counting format, such as the number of overtaking in a study stretch or number of track changes, in cases of simulation involving multi-lane roads.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCondução de veículopt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.titleAnálise de percepção de realismo de simulador de direção veicular por razão de prevalênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record