Análise de percepção de realismo de simulador de direção veicular por razão de prevalência
View/ Open
Date
2022Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O aprimoramento dos equipamentos e cenários virtuais utilizados em simuladores de direção constitui aspecto essencial para que os resultados obtidos através destes também sejam representações cada vez mais fiéis da realidade. A percepção de realismo e a sensação de presença permitem que os participantes de estudos com simuladores experimentem maior imersão nos cenários virtuais projetados e estudados. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de realismo de um simulado ...
O aprimoramento dos equipamentos e cenários virtuais utilizados em simuladores de direção constitui aspecto essencial para que os resultados obtidos através destes também sejam representações cada vez mais fiéis da realidade. A percepção de realismo e a sensação de presença permitem que os participantes de estudos com simuladores experimentem maior imersão nos cenários virtuais projetados e estudados. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de realismo de um simulador de direção veicular por meio do método de Razão de Prevalência (RP), a partir das respostas obtidas nos questionários de presença respondidos pelos participantes da simulação aplicada. Os dados apresentados neste trabalho foram coletados a partir de amostragem de voluntários que aderiram ao simulador de direção veicular do Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados apontam uma prevalência de maior percepção de realismo no simulador para as faixas “35 anos ou mais” e “Menos de 15 anos”, dos fatores “Idade” e “Anos de CNH”, respectivamente. O fator “Frequência de Acidentes”, no presente experimento, não resultou estatisticamente significativo, sendo assim desconsiderado o seu resultado de Razão de Prevalência calculado. O resultado obtido também denota uma possível maior percepção de realismo do simulador para os condutores que, embora com maiores idades, possuem menos experiência na tarefa da condução de um veículo, expressa pelo menor tempo de habilitação. Também é possível concluir que a análise de fatores relacionados a aspectos comportamentais através de RP pode constituir ferramenta útil para futuros estudos relacionados a outras variáveis dependentes com formato de contagem, como, por exemplo, número de ultrapassagens em um trecho de estudo ou número de trocas de faixa, em casos de simulação envolvendo pistas contendo mais de uma faixa. ...
Abstract
The improvement of the equipments and virtual scenarios used in driving simulators is an essencial aspect for the results obtained through them to become increasingly faithful representations of reality. The perception of realism and the sense of presence of the studies allow the participants to experience higher immersion in the virtual scenarions projected and studied. In such manner, the purpose of the present study was analyzing the perception of realism of a driving simulator, through the ...
The improvement of the equipments and virtual scenarios used in driving simulators is an essencial aspect for the results obtained through them to become increasingly faithful representations of reality. The perception of realism and the sense of presence of the studies allow the participants to experience higher immersion in the virtual scenarions projected and studied. In such manner, the purpose of the present study was analyzing the perception of realism of a driving simulator, through the Prevalence Ratio method, from the answers obtained in the presence questionnaires answered by the entrants. The data presented in this study were collected from a group of volunteers who joined the vehicle simulator of the Transport Systems Laboratory (LASTRAN) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The results indicate a prevalence of higher perception of realism in the simulator for the segments “35 years or more" and "Less than 15 years” of the factors “Age” and “Years of CNH”, respectively. The fator “Accident Frequency”, in the current experiment, wasn’t statistically significant, thus disregarding its result of calculated Prevalence Ratio. The obtained result also denotes a possible higher perception of realism of the simulator for drivers who, although older, have less experience in the task of driving a vehicle, expressed by the shorter time of qualification. It is also possible to conclude that the analysis of factors related to behavioral aspects through PR may constitute a useful tool for future studies related to other dependent variables with counting format, such as the number of overtaking in a study stretch or number of track changes, in cases of simulation involving multi-lane roads. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License