Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUmann, Jair Felipe Bonattopt_BR
dc.contributor.authorLugo, Ananda Barzottopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-25T05:03:02Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241018pt_BR
dc.description.abstractTramada pela A/r/tografia, a pesquisa propõe um olhar para a experiência do corpo, em especial para a experiência do meu corpo que dança. Com o auxílio de ferramentas que denominei apetrechos de tecelã, (re)construo memórias e experimento a pesquisa no corpo, na busca por uma escrita incorporada, encarnada. Costuro uma teia, portanto, utilizando fios transdisciplinares e somáticos, forjando uma trama tecida pelo corpo. Do ponto de vista transdisciplinar a apreensão do mundo se dá a partir da experiência do sujeito, sob uma perspectiva sistêmica e holística. O soma, nomeado por Thomas Hanna (1986), é o corpo vivido, percebido pela primeira pessoa, e portanto, a experiência do corpo é pilar central da abordagem somática. Tomando a experiência do corpo como pilar central da pesquisa, a proposição aqui é a de que dançar é desejar a experiência do corpo, na busca por uma dança própria, tecida e forjada na experiência de si de cada ser.pt_BR
dc.description.abstractPlotted by A/r/tography, the research proposes a look at the experience of the body, especially the experience of my body that dances. With the help of tools that I called weaver's implements, I (re)construct memories and experiment with research on the body, in the search for an embodied, incarnated writing. I sew a web, therefore, using transdisciplinary and somatic threads, forging a weft woven by the body. From a transdisciplinary point of view, the apprehension of the world takes place from the subject's experience, under a systemic and holistic perspective. The soma, named by Thomas Hanna (1986), is the lived body, perceived by the first person, and therefore, the experience of the body is a central pillar of the somatic approach. Taking the experience of the body as the central pillar of the research, the proposition here is that dancing is to desire the experience of the body, in the search for a dance of its own, woven and forged in the experience of the self of each being.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransdisciplinaryen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSomaticsen
dc.subjectBody experienceen
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.titleTecer a dança no corpo : transdisciplinaridade e somática como pistas para uma dança própriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples