Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
dc.contributor.advisor | Larrañaga Uriarte, Ana Margarita | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanotto, Anne Bonifácio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T05:02:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/240984 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar a potencial demanda de pontos de coleta para a entrega de produtos comprados online na cidade de Porto Alegre - RS e posteriormente comparar com os resultados de um estudo prévio feito em Fortaleza - CE. Uma vez que o comércio eletrônico vem crescendo continuamente nos últimos anos, tanto pelo aumento do uso da internet no cotidiano da população como pela pandemia causada pelo coronavírus. Este crescimento acarreta vantagens para as relações de consumo, pois os vendedores alcançam um número maior de clientes e os consumidores podem comparar preços além de comprar de qualquer lugar em qualquer horário. Por outro lado, a logística de entregas é diretamente afetada pelo aumento das vendas, principalmente o Last Mile que é o segmento mais caro e mais poluente da cadeia. À vista disso, os pontos de coleta surgem como uma solução para minimizar alguns dos problemas encontrados pela última milha, como as entregas frustradas e o alto custo de transporte e de emissão de poluentes. Bem como, permitem que os consumidores não necessitem esperar em casa para receber suas entregas. Com este propósito, aplicou-se uma pesquisa de preferência declarada para calibrar um modelo de escolha discreta e assim entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas de compras online. No resultado do trabalho, pode-se perceber que os pontos de coleta têm usuários potenciais em Porto Alegre desde que apresentem alguma vantagem de prazo e frete em relação à entrega convencional e tenham o mínimo ou nenhum deslocamento extra até o ponto de coleta.Ademais, na comparação com os resultados obtidos na cidade de Fortaleza mostrou que o atributo principal em ambas as cidades é o custo de frete. Entretanto, as importâncias dos outros atributos mudam entre as cidades. Em Porto Alegre o atributo de deslocamento extra mostrou-se ser bem relevante para a escolha (segundo em importância), em Fortaleza o atributo que se mostrou segundo em importância foi o prazo e a adesão a este tipo de entrega via ponto de coleta mostrou ser maior em Porto Alegre. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze the potential demand of collection points for the delivery of products purchased online in the city of Porto Alegre - RS and later compare with the results of a previous study carried out in Fortaleza - CE. E-commerce has been growing continuously in recent years, both due to the increase in the use of the internet in the daily life of the population and the pandemic caused by the coronavirus. This growth brings advantages to consumer relationships, as sellers reach a greater number of customers and consumers can compare prices in addition to buying from anywhere at any time. On the other hand, delivery logistics are directly affected by the increase in sales, especially the Last Mile, which is the most expensive and most polluting segment of the chain. In view of this, the collection points emerge as a solution to minimize some of the problems encountered by the last mile, such as frustrated deliveries and the high cost of transport and emission of pollutants. As well, they allow consumers not to have to wait at home to receive their deliveries. For this purpose, a stated preference survey was applied to calibrate a discrete choice model and thus understand the behavior and preferences of consumers in relation to online shopping deliveries. With the result of the study, it can be seen that the collection points have potential users in Porto Alegre as long as they present some advantage in terms of time and freight in relation to conventional delivery and have minimal or no extra travel to the collection point. Furthermore, in comparison with the results obtained in the city of Fortaleza, it showed that the main attribute in both cities is the cost of freight. However, the importance of the other attributes varies between cities. In Porto Alegre the attribute of extra displacement proved to be very relevant for the choice (second in importance), in Fortaleza the attribute that proved to be second in importance was the deadline and adherence to this type of delivery via the collection point proved to be largest in Porto Alegre. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Comércio eletrônico | pt_BR |
dc.subject | E-commerce | en |
dc.subject | Preferência declarada | pt_BR |
dc.subject | Collect points | en |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Lockers | en |
dc.subject | Declared preference | en |
dc.subject | Discrete choice model | en |
dc.title | Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Bertoncini, Bruno Vieira | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143256 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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