Educação e renda : uma análise sobre a relação entre anos de escolaridade e salário e potenciais consequências da COVID- 19 no sistema educacional brasileiro
dc.contributor.advisor | Calvete, Cássio da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Bellis, Rodrigo Marrone de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T05:01:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/240961 | pt_BR |
dc.description.abstract | O assunto aqui abordado diz respeito a importância da educação em uma sociedade e sua relação com temas como renda, desigualdade e mercado de trabalho. Remetendo a autores de distintos campos do conhecimento, serão apresentados pontos de vista que se ligam por meio da valorização da educação como meio de alcançar desenvolvimento social e econômico. O problema da presente pesquisa será buscar respostas para a seguinte pergunta: Como a COVID- 19 vai impactar na educação e na distribuição de renda no Brasil? Para desenvolver essa resposta, será analisado, a partir de autores ligados a ciências sociais, o sistema educacional como método para formação de cidadãos livres e críticos. O tema também é analisado, por uma parcela dos economistas, como fonte geradora de capital humano que, por sua vez, traz aumento de produtividade para o mercado de trabalho. No caso brasileiro, existem evidências que apontam para um aumento nos níveis de salário de um cidadão conforme aumenta seu grau de escolaridade. Portanto, um sistema educacional bem estruturado pode ser um indutor para redução de desigualdades no Brasil. A pandemia de COVID-19, que interrompeu as aulas no Brasil por vários meses e obrigou instituições de ensino a se adaptarem para o ensino remoto, evidenciou e potencializou as desigualdades educacionais no país. As escolas públicas tiveram maiores dificuldades nesse período e a evasão escolar cresceu. Pessoas de pele preta, nordestinos e famílias de renda baixa foram os principais prejudicados nesse sentido. Observase, ao longo do trabalho, a importância de valorizar a educação e construir um sistema educacional qualificado e massificado para que os jovens possam sair do ciclo escolar prontos para contribuir socialmente e economicamente com a sua região. | pt_BR |
dc.description.abstract | The subject addressed here concerns the importance of education in a society and its relationship with topics such as income, inequality and the job market. Referring to authors from different fields of knowledge, there will be presented points of view that match by the valorization of education as a way to achieve social and economic development. The problem of this research will be to seek answers to the following question: How COVID-19 will impact education and income distribution in Brazil? To answer it, the educational system will be analyzed by authors linked to the social sciences as a method for the formation of free and critical citizens. The theme is also analyzed, by a portion of economists, as a source of human capital that brings productivity increase to the job market. In the Brazilian case, there is evidence that points to an increase in a citizen salary levels as their level of education increases. Therefore, the educational system can be an inducer to reduce inequalities in Brazil. The COVID-19 pandemic, which interrupted classes in Brazil for several months and forced educational institutions to adapt to remote classes, highlighted and exacerbated educational inequalities in the country. Public schools had greater difficulties in this period and school dropout increased. Black-skinned people, Northeasterners and low-income families were the main victims of this new dynamic. It is observed, throughout the work, the importance of valuing education and building a qualified and mass education system so that young people can leave the school cycle ready to contribute socially and economically to their region. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Economic inequality | en |
dc.subject | Sistema educacional | pt_BR |
dc.subject | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject | Social inequality | en |
dc.subject | Human capital | en |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade econômica | pt_BR |
dc.title | Educação e renda : uma análise sobre a relação entre anos de escolaridade e salário e potenciais consequências da COVID- 19 no sistema educacional brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143582 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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