Olimpíada de química do Rio Grande do Sul : análise e caracterização das provas
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Desde 2017, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assumiu a coordenação pedagógica da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (OQdoRS), organizando a elaboração de questões, aplicação e correção das provas. A OQdoRS representa a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química no estado. Nesse contexto, este trabalho de natureza qualitativa objetiva investigar quais são e como foram abordados os conteúdos nas referidas provas no período compreendido e ...
Desde 2017, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assumiu a coordenação pedagógica da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (OQdoRS), organizando a elaboração de questões, aplicação e correção das provas. A OQdoRS representa a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química no estado. Nesse contexto, este trabalho de natureza qualitativa objetiva investigar quais são e como foram abordados os conteúdos nas referidas provas no período compreendido entre 2014 e 2019. A análise documental realizada possibilitou a categorização das questões de acordo com os conteúdos, formas de abordagem e contextos utilizados, apresentando um panorama sobre o perfil das provas ao longo dos anos. Constatou-se que os conteúdos mais frequentes nas questões, dentro de suas respectivas áreas da Química, foram ligações químicas, estequiometria, substâncias inorgânicas, caráter ácido/básico, reações inorgânicas, nomenclatura oficial inorgânica, soluções, equilíbrio químico, termoquímica, reações orgânicas, isomeria, funções orgânicas e titulação. As provas trazem algumas questões complexas, as quais têm potencial de desafiar os conhecimentos dos estudantes. Ao longo dos anos, elas têm aumentado a exigência de cálculos, porém não diminuindo a exigência de aspectos teóricos. No mínimo um terço das questões em cada ano são contextualizadas, sendo a temática mais frequente sobre tecnologia, seguida de meio ambiente. Considera-se que este estudo possibilita traçar orientações para os professores que pretendem mobilizar seus alunos a participarem das Olimpíadas de Química. Também oportuniza reflexões aos elaboradores de futuras provas, incentivando-os a traçar estratégias a fim de aprimorá-las. ...
Abstract
Since 2017, the Institute of Chemistry (IQ) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) took over the pedagogical coordination of the Rio Grande do Sul Chemistry Olympiad (OQdoRS), organizing the elaboration of questions, application and correction of the tests. OQdoRS represents the second phase of the Brazilian Chemistry Olympiad in the state. In this context, this qualitative study aims to investigate what are the contents and how they were approached in the referred tests in the ...
Since 2017, the Institute of Chemistry (IQ) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) took over the pedagogical coordination of the Rio Grande do Sul Chemistry Olympiad (OQdoRS), organizing the elaboration of questions, application and correction of the tests. OQdoRS represents the second phase of the Brazilian Chemistry Olympiad in the state. In this context, this qualitative study aims to investigate what are the contents and how they were approached in the referred tests in the period between 2014 and 2019. The documentary analysis carried out made it possible to categorize the questions according to the contents, forms of approach and contexts used, presenting an overview of the profile of the tests over the years. It was found that the most frequent content in the questions, within their respective areas, were chemical bonds, stoichiometry, inorganic substances, acid-base character, inorganic reactions, official inorganic nomenclature, solutions, chemical equilibrium, thermochemistry, organic reactions, isomerism, organic functions and titration. The tests bring up some complex questions, which have the potential to challenge students' knowledge. The requirement for calculations in tests has increased over the years, but not lessened the requirement for theoretical aspects. At least one third of the questions in each year are contextualized, with the most frequent theme on technology, followed by environment. It is considered that this study makes it possible to outline guidelines for teachers who intend to mobilize their students to participate in the Chemistry Olympics. It also provides opportunities for reflections to future test developers, encouraging them to outline strategies in order to improve the tests. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
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TCC Química (611)
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