Caderno de receitas: vestígios para a memória e a identidade cultural
dc.contributor.advisor | Giovanaz, Marlise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Salgado, Lucimar da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T04:46:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/240628 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tomando em especial os cadernos de receitas que performaram nas vitrines da exposição Migrações à Mesa apresentada pelo museu da UFRGS, o presente estudo faz uma análise de como podem ser constituintes das relações afetivas familiares, da memória individual e coletiva e da identidade cultural de sociedade. Este trabalho foi realizado com a intenção de apontar para as potencialidades dos cadernos de receitas como fonte de informação e transmissão de valores familiares e culturais. A metodologia utilizada é do tipo exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa. Para embasar as questões conceituais, foram aplicadas as teorias de autores e autoras que elucidam a respeito de conceitos de memória afetiva, transmissão de valores culturais, construção de identidade individual e social e a atribuição de significados e signos num objeto de escrita culinária. Utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada com a guardiã do caderno de receitas estudado como instrumentos para a coleta de dados. Os dados coletados da entrevista são apresentados no formato de uma das seções do trabalho possibilitando o relato da “voz do sujeito”, vinculado ao referencial teórico. Conclui- se que os cadernos de receitas podem se constituir como fontes de informação e memória, assim como de instrumento de apoio na transmissão de valores e cultura nos processos de socialização. | pt_BR |
dc.description.abstract | Enfocando los cuadernos de recetas expuestos en las vidrieras de la exposición “Migrações à Mesa”, presentada por el Museo UFRGS, el presente estudio analiza cómo estos recetarios pueden ser constituyentes de las relaciones afectivas familiares, de la memoria individual y colectiva y de la identidad cultural de la sociedad. Este trabajo se realizó con la intención de señalar el potencial de los cuadernos de recetas como fuente de información y transmisión de valores familiares y culturales. La metodología utilizada es exploratoria y descriptiva, con enfoque cualitativo. Para fundamentar las cuestiones conceptuales, se aplicaron teorías de autores y autoras que elucidan los conceptos de memoria afectiva, transmisión de valores culturales, construcción de identidad individual y social y atribución de significados y signos a un objeto de escritura culinaria. Utiliza la observación participativa y la entrevista semi-estructurada con la guardiana del cuaderno de recetas en estudio como instrumentos para la recolección de datos. Los datos de la entrevista son presentados en una sección del trabajo, lo que posibilita el relato de la “voz del sujeto”, vinculado al referencial teórico. Se concluye que los cuadernos de recetas pueden constituirse en fuentes de información y memoria, así como instrumento de apoyo en la transmisión de valores y cultura en los procesos de socialización. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Libros de cocina | es |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Exposición migraciones a la mesa | es |
dc.subject | Memoria | es |
dc.subject | Exposições | pt_BR |
dc.subject | Objeto | es |
dc.title | Caderno de receitas: vestígios para a memória e a identidade cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001142986 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Museologia (153)