Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Fabiano Couto Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorFraga, Gabrielle Dantas de Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T04:46:36Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240622pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga as estratégias usadas pelos perfis literários existentes na rede social Instagram, chamados Bookstagram, para incentivar a leitura. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de natureza básica e caráter exploratório com abordagem qualitativa. Como objetos de estudo, este trabalho apresenta dois perfis literários, assim como suas publicações realizadas no período de 10 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022. Os perfis literários selecionados para a análise são os bookstagrans Biblio Letícia e Mira Reading Maps. Utilizou-se a análise de conteúdo comparativa para verificar os dados obtidos e avaliar as publicações que fossem semelhantes e divergentes nos perfis literários com o intuito de identificar as estratégias de incentivo da leitura presentes em cada Bookstagram. Os resultados obtidos na análise possibilitaram considerar os perfis literários presentes dentro da comunidade do Bookstagram como incentivadores e mediadores da leitura, também foi possível identificar os benefícios que o bibliotecário pode adquirir ao fazer uso das redes sociais voltadas para o mundo literário ao buscar informações para adquirir melhorias para a sua biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the strategies used by existing literary profiles in the social network Instagram, called Bookstagram, to encourage reading. The methodology used was the bibliographical research of basic nature and exploratory character with qualitative approach. As objects of study, this work presents two literary profiles, as well as their publications made in the period from December 10, 2021 to March 10, 2022. The literary profiles selected for the analysis are the bookstagrans Biblio Letícia and Mira Reading Maps. Comparative content analysis was used to verify the data obtained and evaluate the posts that were similar and divergent in the literary profiles in order to identify the strategies to encourage reading present in each Bookstagram. The results obtained in the analysis made it possible to consider the literary profiles present within the Bookstagram community as promoters and mediators of reading. It was also possible to identify the benefits that librarians can acquire when making use of social networks focused on the literary world to seek information to acquire improvements for their libraries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectBookstagramen
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLiterary profilesen
dc.subjectReading incentiveen
dc.titleBookstagram: o incentivo da leitura através de perfis literáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWitt, Amanda Santospt_BR
dc.identifier.nrb001142869pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples