Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Rafael Novo dapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T04:46:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240587pt_BR
dc.description.abstractA utilização da plataforma Arduino no ensino de disciplinas extracurriculares em escolas de ensino básico, tem favorecido o uso da tecnologia em sala de aula, principalmente no quesito do desenvolvimento do Pensamento Computacional dos estudantes. Desta forma, no presente trabalho pretendeu-se verificar de que forma essa plataforma tem contribuído no desenvolvimento do Pensamento Computacional dos estudantes, de forma a melhorar seu raciocínio lógico e o aprendizado de automação. A tarefa articulada contou com oficinas aplicadas a grupos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi proposta uma metodologia tendo como base a teoria do Pensamento Computacional e Aprendizagem Significativa, com o intuito de mudar a forma como os alunos desenvolvem seus métodos de aprendizagem. A oficina com Arduino teve ainda como objetivo despertar o interesse dos estudantes para estudar áreas como mecatrônica, Engenharias, eletrônica e afins. Com base nos resultados obtidos, pode-se indicar que o uso da plataforma Arduino na educação deve ser considerado como uma prática essencial para o ensino do Pensamento Computacional. Os resultados obtidos foram de satisfação sobre o ensino médio e de verificação que melhorias ainda são necessárias na avaliação dos resultados dos alunos da EJA.pt_BR
dc.description.abstractUse of Arduino's platform in teaching extracurricular subjects in elementary schools has favored the use of technology in the classroom, especially in the development of students' Computational Thinking. Thus, in the present work we tried to verify how this platform has contributed in the development of Computational Thinking by the participants, in order to improve their logical reasoning and learning of automation. The articulated task counted on workshops applied to groups of high school and Education of Youths and Adults. We believe that a methodology based on the theory of Computational Thinking and Meaningful Learning can change the way students develop their learning methods. The workshop with Arduino also had as objective to awaken students’ interest to areas such as mechatronics, engineering, electronics and others. Based on the results obtained, it can be indicated that the use of the Arduino platform in education should be considered as an essential practice for developing Computational Thinking. The results obtained were satisfactory to the students of high school and verified that improvements are still necessary in the evaluation of the results of the students of the Education of Youths and Adultsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectRoboticsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectArduinoen
dc.titleUso do arduino para o ensino de automação e programação com base no pensamento computacional e aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeUsing arduino for teaching automation and programming based on computational thinking and meaningful learning en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Informática Instrumentalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem