Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios
dc.contributor.advisor | Kern, Daniela Pinheiro Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Junges, Liane Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-16T04:42:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/240479 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na relação figura e fundo trabalho a percepção: o sensível entre semelhanças e diferenças rítmicas, por contraposição. Paradoxo temporal entre o concreto e o abstrato. Processo dialético entre real e virtual e design em leituras da Gestalt. O deslize do sensível é produzido por uma metáfora à incongruência do conflito. A matriz C do processo criativo, entre ritmos espaço-temporais. Sendo a expressão sensível um paradoxo (temporal) a própria essência da geometria da forma, modulada entre ritmos à unidade sintética na abstração. No conflito a resposta encontra-se na própria matéria dado o fato novo, a nova unidade cognitiva e, por definição a mimesis apresentada como algo que ainda não existe. Uma nova unidade sintética, o motivo expresso nos conteúdos formais. O significante contido nos materiais, nas formas dos conteúdos através dos quais permitem mimetizar minha personalidade, no sentido de linguagem, pois o pensamento está para a linguagem, como o universal está para o particular. Costuro elos como unidades que visam o todo, textos e contextos deslocados, figura e fundo ressignificados numa nova combinação. Na contemporaneidade a realidade já vem pré-figurada, pelo mito que é imposto na ordem ideológica da supraestrutura. Contudo, no mercado da estereotipia a linguagem do corpo é apenas um universo de possibilidades à reversibilidade paródica a construção da alteridade: o imaginário. Também o corpo é um produto cultural e histórico. Passagens paradoxais e unidades rítmicas do signo entre o significado e o significante da forma estão entre o concreto e o abstrato. No informe o terceiro elemento é sempre móvel, pois a verossimilhança do índice é um simulacro do real e, por analogia está para a relação figura e fundo dos conteúdos formais entre ritmos a percepções visuais. Ritmos (2D) e, modulações (3D), a geometria, o contorno entre figurativo e abstrato. Com efeito, à percepção visual, ocorridas no córtex cerebral, por semelhanças e aproximações, sintomas. Todos os ângulos dos espaços do entre em relações de oposições paradoxais, podem remeter a uma estereotipia da representatividade, que também contém algo de alteridade em relação ao duplo e por transposição à fala mítica, a regra, em geral. A alteridade na estereotipia é um jogo de possibilidades, onde o corpo e suas representações são a morada da esfera cultural e geográfica do ser. Tensões das relações de semelhanças e diferenças constituídas no espaço. Segudo Lukács: encontra-se o sentido quando chega-se ao final. Uma vez que o processo é prioritário. Mimesis no materialismo histórico, pois toda a matéria é histórica, e o pensamento também. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Simulacro | pt_BR |
dc.subject | Estereotipia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal | pt_BR |
dc.subject | Repetição (Arte) | pt_BR |
dc.title | Figura e fundo : percepções rítmicas entre o concreto e o abstrato/paradoxo do signo móvel : hibridismo entre meios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143427 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Artes Visuais (660)