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dc.contributor.advisorGuedes, Paulo Coimbrapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Letícia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-22T04:18:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24043pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como intuito investigar se paradigmas de avaliação dão conta de afirmar a proficiência de um indivíduo em língua portuguesa, enquanto língua materna, na habilidade de escrita. Inicialmente realizamos uma reflexão a respeito da avaliação da aprendizagem de língua, bem como focamos na avaliação de produção textual em língua portuguesa. Após, propomos a adoção do conceito de proficiência - conceito este utilizado comumente nos estudos de avaliação da aprendizagem de língua estrangeira -, na área de avaliação de produção escrita em língua materna e, a partir disto, passamos a analisar o processo de avaliação do Exame Supletivo Oportunidade 2003 (exame que foi a origem de nossas pesquisas), aplicando nossa visão teórica ao processo avaliativo adotado nesse Exame em busca de respostas. Cabe salientar que nossa investigação está baseada nos estudos dos teóricos da área da educação, como também nos estudos dos lingüistas aplicados que têm como foco a avaliação de aprendizagem de língua. partir das respostas obtidas ao analisar a avaliação realizada nesse Exame, foi possível pensar o conceito de proficiência como objetivo a ser implementado na área de avaliação de produção textual em língua materna.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to investigate whether evaluation paradigms are able to assure personal proficiency of Portuguese language as mother tongue, in writing ability. Initially we would accomplish a reflection regarding the evaluation of language learning, as well as we would focus in the evaluation of textual production in Portuguese language. After that, we would propose the adoption of the proficiency concept - concept which is customarily used in studies of the evaluation of foreign language learning - in the area of written evaluation production in their mother tongue and, from that, we would start to analyze the process of evaluation of „Exame Supletivo Opotunidade 2003’ (test which happens to be the origin of our research), applying our theoretical view to the evaluative process adopted by this Test, searching for answers. It is important to distinguish that our investigation is based on the studies of the theoretical researchers in the area of education, as well as on the applied linguists' studies that have focus on language learning evaluation. By the answers gotten from the evaluation analysis of this Test, it would be possible to think about the proficiency concept as an objective to be implemented in the area of evaluation of textual production in mother tongue.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame de proficiênciapt_BR
dc.subjectProficiencyen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectParadigmen
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectWritten productionen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectExame supletivopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.titleProficiência em língua materna : um novo olhar para a avaliação de produção textualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000743099pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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