Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBaldo, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T04:47:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240392pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis article, as a bibliographic one, aims to analyze the intransitivity concepts, naive transitivity, and consciousness critical transitivity in Paulo Freire, based on Education and Brazilian News and Education as a Freedom Practice. Freire shows us the existing levels of consciousness and describes them emphasizing the importance of critical and problematized education in the transition process from a naive level to a critical level. We can affirm that there is a direct relationship between education, the level transition of critical consciousness and the human and society transformation.en
dc.description.abstractEste artículo, de carácter bibliográfico, tiene como objetivo analizar los conceptos de intransitividad, transitividad ingenua y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire, utilizando las obras Educación y actualidad brasileña y Educación como práctica de la Libertad. Freire nos muestra los niveles de conciencia existentes y los describe enfatizando la importancia de la educación crítica y problematizadora en el proceso de transición de un nivel ingenuo a un nivel crítico. Podemos afirmar que existe una relación directa entre la educación, la transición al nivel de conciencia crítica y la transformación humana y social.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Vol. 29, n. 2 (maio/ago. 2021), p. [57]-68.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLevels of consciousnessen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectNiveles de concienciaes
dc.subjectEducaciónes
dc.titleIntransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeIntransitivity, ingenual transitivity and consciousness critical transitivity in Paulo Freire en
dc.title.alternativeIntransitividad, transitividad naive y transitividad crítica de la conciencia en Paulo Freire es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001138638pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples