Pedagogia do MST : uma construção com a presença de Paulo Freire
Fecha
2021Materia
Resumo
O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freiriana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais obtidas, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em grande medida, nesta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transform ...
O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a presença da perspectiva freiriana na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais obtidas, podemos perceber que a pedagogia do MST está fundamentada, em grande medida, nesta perspectiva. A experiência do Movimento Sem Terra com sua pedagogia nos mostra caminhos viáveis e concretos para uma educação voltada para a transformação social e a emancipação humana. Freire deixou um forte legado para a construção da pedagogia do MST, sendo um de seus maiores inspiradores; o MST, do mesmo modo, afirma ter herdado características importantes da pedagogia freiriana, bem como ter em Freire, além de um inspirador, um companheiro de luta. Há uma relação recíproca de ideias, sonhos, afeto e utopias. ...
Abstract
The present article, of bibliographic nature, excerpt from a Master's thesis in development, aims to analyze the presence of the Freirean perspective in the pedagogy of the Landless Rural Workers Movement - MST. In the partial analyzes obtained, we can see that the pedagogy of the MST is based, to a large extent, on this perspective. The experience of the Landless Movement with its pedagogy shows us viable and concrete paths towards an education focused on social transformation and human emanci ...
The present article, of bibliographic nature, excerpt from a Master's thesis in development, aims to analyze the presence of the Freirean perspective in the pedagogy of the Landless Rural Workers Movement - MST. In the partial analyzes obtained, we can see that the pedagogy of the MST is based, to a large extent, on this perspective. The experience of the Landless Movement with its pedagogy shows us viable and concrete paths towards an education focused on social transformation and human emancipation. Freire left a strong legacy for the construction of the MST pedagogy, being one of its greatest inspirers; the MST, likewise, claims to have inherited important characteristics of Freire's pedagogy, as well as having in Freire, in addition to being an inspirer, a companion in the struggle. There is a reciprocal relationship of ideas, dreams, affection and utopias ...
En
Revista de Estudos Aplicados em Educação [recurso eletrônico]. São Caetano do Sul, SP : USCS, 2021. Vol. 6, n. 11 (2021), p. 153-167.
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