Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMichel, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorHarb, Francinept_BR
dc.contributor.authorHidalgo, Maria Paz Loayzapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T04:45:47Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn2238-0019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240343pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Children and adolescents use different markers to elaborate the concept of time, and such markers change along their development. The objective of the present article was to analyze changes in time concepts in different age groups. Methods: The study included 81 children and adolescents aged 6 to 17 years, attending elementary or high school at a public school in southern Brazil. Participants were asked to provide their definition of time, either orally (children) or in writing (older children and adolescents). Results: Twenty-one words were identified as related with the definition of time. The term “hours” was the most frequently cited (24.7%), followed by “clock” and “family” (11.1% each). Among children aged 6 to 8 years, “family” was the term most frequently mentioned to refer to time. Between 9 to 11 years of age, the notion of time was essentially related to the use of a clock, and in the 12-17-year age group, time was mostly associated with the word “days.” The word “family” appears to be a frequent temporal marker in childhood, but loses this function during adolescence, as new social relationships are established. Conclusion: The results of this study show that the concept of time varies according to age. Chronobiological studies should therefore take into consideration the temporal perception peculiar to each age group.en
dc.description.abstractIntrodução: Crianças e adolescentes utilizam diferentes marcadores para a construção do conceito de tempo, os quais se modificam ao longo do desenvolvimento. O objetivo deste artigo foi analisar mudanças em conceitos temporais e suas transições ao longo da idade. Material e métodos: Participaram do estudo 81 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, estudantes do ensino médio e fundamental de uma escola pública do sul do Brasil. Solicitou-se aos participantes que informassem sua definição de tempo, verbalmente (crianças) ou por escrito (crianças mais velhas e adolescentes). Resultados: Foram identificadas 21 palavras relacionadas com a definição de tempo. O termo “horas” foi o mais citado (24,7%), seguido de “relógio” e “família” (11,1% cada). Entre 6 e 8 anos, o termo “família” foi o mais frequentemente mencionado para se referir ao tempo. Entre 9 e 11 anos, a noção de tempo esteve relacionada ao uso do relógio, e entre 12 e 17 anos, o tempo foi associado principalmente à palavra “dias”. Na infância, o termo “família” é um marcador temporal recorrente, mas perde tal significado na adolescência, à medida que surgem novas relações sociais. Conclusão: Os resultados deste estudo mostraram que o conceito de tempo varia conforme a idade. Portanto, estudos cronobiológicos devem considerar a percepção temporal própria para cada faixa etária.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofTrends in psychiatry and psychotherapy. Vol. 34, n. 1 (2012), p. 38-41.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChronobiologyen
dc.subjectCronobiologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectBiological rhythmen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHuman developmenten
dc.subjectLearningen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleThe concept of time in the perception of children and adolescentspt_BR
dc.title.alternativeO conceito de tempo na percepção de crianças e adolescentes en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139544pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem