Economia compartilhada: o caso Itaú e TemBici
Fecha
2022Autor
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Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O trabalho apresenta um estudo de caso, tendo como objetivos compreender o fenômeno de economia compartilhada, como ele se expressa no contexto mercadológico e sua relação com o propósito de marca, analisando o caso TemBici do Banco Itaú. Para entender o funcionamento da economia compartilhada foi realizada inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o tema, na qual foram abordadas as premissas e os principais conceitos sobre esse novo modelo econômico. Para dar uma dimensão sobre o impacto no ...
O trabalho apresenta um estudo de caso, tendo como objetivos compreender o fenômeno de economia compartilhada, como ele se expressa no contexto mercadológico e sua relação com o propósito de marca, analisando o caso TemBici do Banco Itaú. Para entender o funcionamento da economia compartilhada foi realizada inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o tema, na qual foram abordadas as premissas e os principais conceitos sobre esse novo modelo econômico. Para dar uma dimensão sobre o impacto nos modelos de negócio foram abordados conceitos sobre marca e propósito, sob a perspectiva de Aaker (1996) e Sinek (2012), assim como, evolução do consumo na sociedade, com conceitos abordados por Lipovetsky (2007) e Canclini (1995). Na sequência, realizou-se pesquisa exploratória, de caráter quali-quanti, composta por questionário e entrevistas a cerca do objeto escolhido para responder a seguinte questão de pesquisa “qual a relação de um projeto de economia compartilhada no propósito de marca, analisando a marca Itaú e seu projeto de bicicleta compartilhada operada pela startup TemBici”. A análise buscou compreender como o fenômeno da economia compartilhada acontece e quais os pontos convergentes entre esse modelo e o propósito de marca do banco Itaú. A partir disto, foi possível constatar que projeto de economia compartilhada sustenta os preceitos valorizados socialmente, de forma coletiva, como sustentabilidade, consumo consciente e acabam por reforçar o propósito de marca do Itaú que tem suas práticas voltadas com base nos mesmos valores. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37868)Tesinas Comunicación Social (1879)
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